EDUCAÇÃO HISTÓRICA E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA: CONTRIBUIÇÕES DA PROGRAMAÇÃO DE ENSINO
HISTORY EDUCATION AND INCLUSION OF STUDENTES WITH ASD: CONTRIBUITIONS OF PROGRAMMED LEARNING
Resumo
Neste artigo, investigamos as contribuições da Programação de Ensino, campo da Análise Comportamental, para pensar o currículo e a Educação Histórica escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), numa perspectiva inclusiva. O percurso desta investigação parte do cenário de estudos sobre o currículo, no qual analisamos as discussões em torno do currículo da disciplina de História e das políticas públicas educacionais para a inclusão de alunos com TEA. Destacamos aspectos epistemológicos e filosóficos discutidos pela área de Educação Histórica. Abordamos alguns marcos do desenvolvimento da Análise do Comportamento, seus princípios epistemológicos e considerações sobre a Educação. Discutimos a interface entre as áreas de Programação de Ensino, Educação Histórica, Currículo e Inclusão de estudantes com TEA. Concluímos com a proposição de um conjunto de comportamentos-objetivo de aprendizagem que defendemos ser basilar para pensar inclusão curricular, na Educação Histórica, de alunos com TEA. Nossa proposição tem em vista que a produção de conhecimento histórico deve partir de reflexões filosóficas e epistemológicas acerca desse conhecimento.
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