APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS LIVRES, ENSAIO DE GRADUAÇÃO, RESENHA E FONTE

Palavras-chave: Apresentação, Artigos Livres, Ensaio de Graduação, Resenha, Fonte, Revista Trilhas

Resumo

A edição especial da Revista Eletrônica Trilhas da História celebra sua trajetória ao integrar uma rica diversidade de textos acadêmicos. Essa edição reabriu a seção de artigos livres, ensaios de graduação, resenhas e fontes, além de incorporar o renomado dossiê "Conexões feministas: ensino de história, violências de gênero e mulheres na ciência". Os textos abordam temas diversos como a Ditadura Militar e as migrações internacionais, a historiografia brasileira do século XIX, os impactos das Jornadas de Junho de 2013, e as mudanças curriculares no ensino de História. Outros artigos exploram a música sul-mato-grossense, a utilização de relatos de viagem na historiografia africanista e a moda no Império brasileiro. Esses estudos refletem o compromisso da revista em divulgar conhecimento científico plural e relevante.

A edição também inclui uma resenha do livro "Como ser um educador antirracista", que reforça a urgência de práticas educativas inclusivas e antirracistas, e uma apresentação de fontes sobre o acervo da Cúria Diocesana de Três Lagoas, destacando a importância da preservação documental. Com foco na inovação editorial e na diversidade de formatos, a revista consolida seu papel como espaço de diálogo e construção de saberes no campo histórico, reafirmando seu compromisso com a ética científica e o avanço do conhecimento.

Biografia do Autor

Dolores Puga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL)

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ), na linha Poder e Discurso. Professora Associada do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas (UFMS/CPTL). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do mesmo Campus (UFMS/CPTL). Líder do Grupo de Pesquisa "Usos e Desusos das Linguagens Artísticas" e vice-líder do Grupo "História Antiga e Usos do Passado: novas perspectivas entre o passado e o presente". E-mail: dolores.puga@ufms.br

 

Mariana Esteves de Oliveira, UFMS

Licenciada (UFMS 2004), mestre (UEM 2006) e doutora (UFGD 2016) em História; Professora adjunta do Curso de História e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Coordenadora do Grupo História-CPTL do Programa de Residência Pedagógica; Compõe o Grupo de Pesquisa Gforp (de Formação de Professores), e o INCT Proprietas, que se ocupa com temáticas da história social da propriedade e do bem comum. Atua nas áreas de história social e do trabalho, com ênfase em movimentos populares e trabalho docente. Sindicalizada pela Adufms/ANDES e associada à ANPUH.

Rubia Dara Leão de Jesus, UFMS

Estudante do curso de graduação Licenciatura em História na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Três Lagoas; Integrante do grupo de pesquisas "História Antiga e Usos do Passado: novas perspectivas entre o passado e o presente" com a iniciação científica "Fontes para História Antiga: repertório de imagens da Medusa entre os séculos VIII e IV a.C"; Editora assistente da revista Trilhas da História; Participante do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência; Integrante do Grupo Pet História Conexão de Saberes (Programa de Educação Tutorial); Participante do projeto de extensão Museu Histórico Itinerante MuH 4.0; Integrante do Grupo de Estudos sobre a História e a Cultura Afro-Brasileira e Africana (OGBON).

Wayla Silva Sá, UFMS

Graduanda do curso de História da UFMS de Três Lagoas. Editora assistente da Revista Trilhas da História.

Referências

REVISTA ELETRÔNICA TRILHAS DA HISTÓRIA 2024.
Publicado
2024-12-12