"PATRIMÔNIO NAS PRAÇAS”: POSSIBILIDADES DE DESVENDAR AS MEMÓRIAS DE FORTALEZA COM O PROJETO “BOM DE FORTALEZA” (2017-2018)

"HERITAGE IN THE SQUARES”: POSSIBILITIES OF UNVEILING MEMORIES OF FORTALEZA WITH THE 'BOM DE FORTALEZA' PROJECT (2017-2018)

Palavras-chave: Educação patrimonial, Projeto Bom de Fortaleza, Memória histórica

Resumo

Este artigo analisa o projeto “Bom de Fortaleza”, realizado pela Secultfor  em sete praças da cidade de Fortaleza, entre os anos de 2017 e 2018, com foco nas atividades de educação patrimonial desenvolvidas por historiadores com vistas ao fortalecimento do sentimento de pertencimento ao bairro e à valorização da memória e do patrimônio cultural local. Para analisar as práticas educativas e suas ressonâncias na vida comunitária, realizamos um recorte, debruçando-nos sobre a experiência do Pólo de Lazer da Av. Sargento Hermínio, na Regional I e partimos dos relatos feitos pelos historiadores, da análise dos planos e da experiência in loco dos autores. Este artigo apresenta o relato de uma ação educativa e reflexões acerca desta experiência, destacando suas potencialidades na preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural da cidade.

Biografia do Autor

Adson Rodrigo Silva Pinheiro, UFF

Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em História do Brasil pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e MBA em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado. Além disso, cursa atualmente a especialização de Arqueologia Social Inclusiva da URCA / Universidade de Coimbra / UFPI. Atua em pesquisas na área de Gestão Cultural, sobretudo no campo do Patrimônio Cultural na área de Educação Patrimonial e Patrimônio Imaterial. Também tem experiência em História do Brasil, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente com os seguintes temas: Inquisição, Família, Cotidiano, Casamento, Igreja Católica, População, Sociedade, Sexualidade, Cultura, Ceará no século XVIII. É membro do grupo de pesquisa História do Ceará Colonial: economia, memória e sociedade da UFC, membro do grupo de pesquisa PRAETECE (Prática de Edição de Textos do Estado do Ceará), membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (UFC), membro do grupo Gênese Documental Arquivista da UFF e membro associado do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-BRASIL). Atualmente é gerente da Célula de Gestão em Pesquisa e Educação Patrimonial da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR).

Ligia Rodrigues Holanda, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em História e Letras (Mihl/UECE), atua na área da educação e no licenciamento
ambiental, em pesquisas ligadas ao campo do patrimônio cultural.

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Publicado
2024-10-05