ALÉM DOS MUROS DO CURRÍCULO: A DISCIPLINA DE HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO LEITOR

  • Helder Macedo de Held
  • Sandra Cristina Rombi

Resumo

A necessidade de compreender a formação integral do indivíduo leva à busca por estratégias de ensino que ultrapassem os limites colocados pelos currículos das grades escolares. Neste cenário, a disciplina de História pode contribuir para a formação cidadania social ao passo que contribui para o fortalecimento das habilidades de Língua Portuguesa que o auxiliarão protagonizar criticamente a partir dos discursos e ideologias que tem contato nos diferentes espaços sociais do qual faz parte. Este texto apresenta uma experiência em andamento na Escola Professor David Golia, pertencente à rede pública estadual paulista, que une as habilidades curriculares específicas da História com as de Língua Portuguesa, com vistas à concretização da cidadania de seus estudantes.

 

 

PALAVRAS CHAVE: Ensino de História, Currículo, Formação do sujeito.

Referências

BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. 11.ed. São Paulo: Contexto, 2006.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas; coordenação geral Maria Inês Fini; coordenação de Área, Paulo Miceli. 1.ed. São Paulo: SEE, 2012. 152p.

SILVA, Marcos Antonio; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História Hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 31, nº 60, p. 13-33 – 2010.

RAYS, Oswaldo Alonso. Metodologia do Ensino: Cultura do caminho contextualizado. In.: Repensando a didática. Ilma Passos Veiga (coord.). 29. Ed. Campinas: Papirus, 2012.

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Seção
Dossiê