Considerações sobre o ensino de história a partir dos pressupostos de uma educação inclusiva

Considerations about history teaching from the assumptions of an inclusive education

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História, escola, inclusão, exclusão

Resumo

Neste ensaio, relacionamos os conceitos e temas estudados na disciplina “Educação Especial e práticas inclusivas” na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas / MS à prática pedagógica de dois professores de História do mesmo município. Nosso objetivo foi analisar, por intermédio da história oral,como os professores trabalham e planejam suas aulas, visando a construção de um ensino de história sobre os parâmetros de uma educação inclusiva.

Biografia do Autor

  • Andresa Fernanda Silva, UFMS

    Graduanda no curso de Licenciatura em História na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas.

  • Isabela Rodrigues Regagnan

    Graduanda no curso de Licenciatura em História na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas.

Referências

BITTENCOURT, Circe (Org.) O saber Histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.

CUNHA, Marcus Vinicius. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2008. ISBN-13: 9788598271507. (sic)

LANUTI, De Oliveira Evangelista , José Eduardo &, MANTOAN, Égler Maria, Teresa. (2018):Ressignificar o Ensino e a Aprendizagem a partir da Filosofia da Diferença, Polyphōnía. Revista de Educación Inclusiva, 2 (1), 119-129

DELEUZE, Gilles. Platão e o Simulacro. In: Lógica do Sentido. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000. pp. 259-271 (Estudos).

LANUTI, De Oliveira Evangelista , José, Eduardo . Adaptar ou recriar o ensino para ensinar a todos? Por uma Pedagogia da Diferença. In: VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações e IV Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2017, Presidente Prudente / SP. Anais... Presidente Prudente/SP: Unesp, 2017. p. 63-70

MANTOAN. Maria Teresa Eglér.Inclusão escolar : o que é? por quê? como fazer? — São Paulo : Moderna , 2003. — (Coleção cotidiano escolar)

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Os sentidos da diferença. Inc. Soc., Brasília, DF, v. 4 n. 2, p.103-104, jan./jun. 2011

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A educação especial no Brasil- da exclusão à inclusão escolar. FE/UNICAMP: 2001. (Mimeo.)

ORRÚ, Silvia Ester. O perigo da supervalorização do diagnóstico: rótulos introdutórios ao fracasso escolar de crianças com autismo. In: Revista eletrônica Gestão & Saúde, Vol. 04, Nº 01. Ano 2013 p. 1419-14229.

ROGALSKI, Solange Menin. Histórico do surgimento da educação especial. Revista de Educação do IDEAU, v. 5, n.° 12, jul-dez 2010.

SANTOS, Carla Marcia Pamphile dos. O Ensino de Historia e o Processo de Inclusão Escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

LANUTI, De Oliveira Evangelista , José, Eduardo &. SANTOS, Martinha, Clarete Dutra dos. Por que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ignorou o direito de todos a uma educação inclusiva?. Revista Aluvião , v. 4, p. 1-3, 2018.

SEFFNER, Fernando. Das (possíveis) perversas faces das políticas de inclusão escolar: o que o ensino de História tem a ver com isso. In: XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo. Anais - XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: ANPUH, 2007.

SKLIAR, Carlos. A invenção e a exclusão da alteridade “deficiente” a partir dos significados da normalidade. Educação & Realidade, 24 jul./ dez, 1999.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A Produção Social da Identidade e da Diferença.In: SILVA, TomázTadeu da; HALL, Stuart; Kathryn Woodward (orgs). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. P, 73-102.

Downloads

Publicado

2020-07-02