A cultura brasileira na síntese de Fernando de Azevedo

Brazilian culture in the synthesis by Fernando de Azevedo

  • Wilson de Sousa Gomes Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Fernando de Azevedo, Cultura Brasileira, História

Resumo

A proposta do texto é contribuir com os debates sobre o uso da história na interpretação do Brasil e/ou identidade nacional. Toma como fonte/documento principal, a Obra: “A Cultura Brasileira” (2010) publicada em 1943. O objeto é a explicação e descrição de Fernando de Azevedo, no que refere a aplicação da história enquanto conhecimento, na construção do seu ensaio histórico – sociológico acerca da cultura brasileira. Compreender esse aspecto possibilita uma leitura de como um intelectual organiza e dá sentido histórico ao mundo e as coisas da vida. Adotando uma metodologia que tem a interpretação bibliográfica como base, a problemática centra contar/narra um pouco das estratégias e usos que o autor faz do conhecimento histórico para revelar o Brasil aos brasileiros. Logo, o objetivo é apresentar algumas reflexões sobre Autor e obra, compreendendo como o pensador em questão, via o Brasil do início do século XX.  De forma geral, acredito que essa temática contribui com a sociedade e as demandas do tempo presente.

Biografia do Autor

Wilson de Sousa Gomes, Universidade Estadual de Goiás

 

Graduado em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Goiás Unidade de Jussara (2005), Especialização em Docência Universitária (2010) e História e Sociedade (2011). Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO (2015). Docente de Teoria e Metodologia da História na Universidade Estadual de Goiás. Desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Atua no campo da Teoria da História, Historiografia, Cultura e Educação.  


Referências

ARENDT, Hannah. O Conceito de História – Antigo e Moderno. In: Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. (Debates; 64/dirigida por J. Guinsburg).

AZEVEDO, Fernando de. A Cultura Brasileira. 7ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010 (Os Fundadores da USP).

AZEVEDO, Fernando de. A Cultura Brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Companhia editora nacional, 1944. (Versão Online do IBGE disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo?id=255807&view=detalhes. Acesso em: janeiro de 2015).

BASTIDE, Roger. A Cultura Brasileira. In: Jornal Diário de São Paulo. Sexta-feira 01/10/1943.

DIMAS, Antônio. Os primeiros leitores de A Cultura Brasileira. In: Revista Instituto Estudos Brasileiros. São Paulo, 1994.

GOMES, Ângela de Castro. História e Historiadores. Rio de Janeiro: FGV, 1996.

LOMBARDI et ali. Navegando pela História da Educaçao Brasileira. Campinas – SP: Revista Histedbr, 2006. (Glossário F – Fernando de Azevedo). Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_b_fernando_azevedo.htm. Acesso em: 01/06/2016.

NASCIMENTO, Alessandra Santos. Fernando de Azevedo: dilemas na institucionalização da Sociologia no Brasil. Araraquara – SP: Universidade Estadual Paulista, 2011. (Tese de Doutorado em Sociologia).

NASCIMENTO, Alessandra Santos. Intelectuais Ibgeanos: ecletismo no projeto de nação e modernização brasileira. In: Revista Espaço Plural. Ano IX. Nº 18. 2008, p. 87 – 99. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/1637. Acesso em: 01/12/2019.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução, Wilma Patrícia Maas, Carlos Almeida Pereira; revisão César Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto-Ed. PUC-Rio, 2006.

KOSELLECK [et al.] Reinhart. O conceito de História. Trad. René E. Gertz. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília: UNB, 2001.

____________. Reconstrução do passado. Brasília: UBN, 2007.

____________. História Viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UNB, 2007.

PENNA, Maria Luiza. Fernando de Azevedo: Educação e transformação. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.

PESSOA, Frota. Carta a Lourenço Filho. Rio de Janeiro, 12 de agosto de 1930. In: PENNA, Maria Luiza. Fernando de Azevedo: Educação e transformação. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987, p. 176 a 177 (1. Correspondência Transcrita).

REALE, Miguel. Fernando de Azevedo, um sociólogo na encruzilhada. In: Figuras a inteligência brasileira. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1984.

VIANA, Hélio. Fernando de Azevedo – A Cultura Brasileira. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. vol. 188. Rio de Janeiro. Junho / setembro de 1945

Publicado
2020-07-01