Transcendendo o sexismo em sala de aula: o ensino de História como ferramenta de mudança.

  • Janai Harin Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Com foco na educação, o presente trabalho tem por objetivo analisar como se dá a formação sexista dos indivíduos, dentro de uma cultura androcêntrica, problematizando práticas e valores tradicionalmente repassados à meninos e meninas, que expressam isso em suas preferências, seus corpos, estilos, e em seu modo de viver. Tece algumas reflexões acerca de como estes valores acabam por refletir na escola, em práticas educativas sexistas, logo, em uma formação desigual e direcionada à estes indivíduos de acordo com o seu sexo. Por fim, medita sobre a relevância da discussão de gênero para a História e em como esta disciplina contribui para dar visibilidade às mulheres, enfatizando a importância desta, para a mudança de um modelo tradicional de ensino em sala de aula.

Biografia do Autor

Janai Harin Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduanda de Licenciatura em História e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Email: janaiharinmusica@gmail.com

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Publicado
2017-11-27