O hífen e o hiato: possibilidades, proximidades e distanciamentos entre Ensino Básico e Superior a partir do PIBID

  • Jorge Pagliarini Junior Unespar, câmpus de Campo Mourão/professor
  • Lincoln D'Avila Ferreira SEED-PR

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) tem desafiado profissionais e formandos da educação a repensarem suas práticas docentes. Escrito a quatro mãos, pelo professor da Universidade na condição de coordenador do programa e pelo professor do colégio, supervisor do mesmo, o artigo apresenta um panorama do nosso sistema educacional tendo por base a relação entre ensino básico e ensino superior. As contribuições pautam-se numa aproximação conceitual, discutida numa análise das dificuldades e dos alcances do programa PIBID. Para tanto, procura-se problematizar a partir de relatos de experiências os alcances de três projetos de intervenção ocorridos no ano de 2014. Acredita-se que o diálogo proposto contribui ao debate sobre as expectativas e desafios vivenciados no ensino com um todo, especificamente, no tocante às demandas de formação dos alunos do ensino superior- bolsistas do programa e os do colégio.

Biografia do Autor

Jorge Pagliarini Junior, Unespar, câmpus de Campo Mourão/professor
Professor efetivo do curso de História da Unespar, Câmpus de Campo Mourão; Professor do Programa de Mestado profissional em ensino de História (PROFHIST), Unespar; graduado e mestre em História pela Unioeste; doutor em História pela UFGD.
Lincoln D'Avila Ferreira, SEED-PR

Graduado, mestre e especialista em História pela Universidade Estadual de Maringá. Professor efetivo da SEED-PR. Atua como professor vinculado à Faculdade de Campo Mourão. 

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Publicado
2017-11-27