“Gen Pés Descalços: Apelo Histórico, Bomba Atômica em Hiroshima e Ensino de História

  • Tânia Zimmermann UEMS
  • Monica Suminami UEMS
  • Márcia Maria de Medeiros UEMS

Resumo

Este artigo compõem parte de uma pesquisa que analisa os dez volumes do mangá “Gen Pés Descalços”, cujo tema central são as agruras vivenciadas pelo protagonista Gen durante e após a II Guerra Mundial no Japão, especialmente na cidade de Hiroshima. O conjunto desses mangás desperta a curiosidade sobre o tema no ensino de história contemporânea, sobretudo daqueles que se interessam pelo evento da Segunda Guerra Mundial, especialmente no Pacífico, após a eclosão das duas bombas atômicas sobre o Japão lançadas pelos norte-americanos. A pesquisa, através de uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico do século XX, procura novos olhares sobre as experiências daqueles que sobreviveram à bomba, representadas nesse mangá. Estas histórias em quadrinhos objetivam inserir novas tendências no ensino e na pesquisa, ou seja, outras possibilidades de  estudo de um evento histórico a partir da narrativa autobiográfica. Desta forma, procurou-se demonstrar que o mangá pode ser utilizado como mecanismo de assimilação de conhecimentos com base numa metodologia que facilita a difusão de conhecimentos, pois inova na prática do ensino de História. Assim sendo, atrelando os eventos históricos ocorridos com a facilidade didática na difusão do ensino, verificou-se que tais fatos que passaram a ser vividos pelos sobreviventes, adquiriram outros contornos, olhares e causas pelas quais se lutou pela vida e se tornou um libelo da paz.

Biografia do Autor

Tânia Zimmermann, UEMS
Doutora em História.
Monica Suminami, UEMS
Mestre em Educacão.
Márcia Maria de Medeiros, UEMS
Doutora em Letras.
Publicado
2017-11-27