Perspectivas históricas: Adam Schaff e a pós-modernidade.

  • Luiz Cambraia Karat Gouvêa da Silva Departamento de História da UNESP/ASSIS

Resumo

Os questionamentos a respeito da “verdade” e da “subjetividade” que envolvem o processo de produção de conhecimento são, certamente, dois problemas centrais com os quais o cientista se depara permanentemente ao realizar as suas atividades. As reflexões teóricas que envolvem o ofício do historiador não poderiam fugir deste problema: os embates filosóficos a respeito da legitimidade do fato histórico e a forma de sua representação, podem ser observados desde os gregos antigos. Após a institucionalização das ciências no século XIX, o problema se intensificou e as perspectivas teóricas foram polarizadas. O filósofo polonês Adam Schaff destaca duas destas perspectivas que tiveram mais influência na produção da historiografia contemporânea. São elas o positivismo e o presentismo. Este artigo pretende problematizar as críticas feitas por este filósofo marxista às escolas subjetivistas e discutir sobre a possibilidade da disciplina histórica ser encarada como ciência. Além disso, a partir do olhar crítico de Schaff, pretendemos identificar os elementos nos quais seu argumento se associa ao fenômeno da pós-modernidade na forma como é denunciado pelo historiador inglês Perry Anderson.

Biografia do Autor

Luiz Cambraia Karat Gouvêa da Silva, Departamento de História da UNESP/ASSIS
Mestrando no Departamento de História da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus Assis/SP. 
Participante do grupo de estudos em História das Ciências Prometeu, lotado na Universidade de São Paulo.

Referências

ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1999

BLOCH, Marc Leopold Benjamin. Apologia da História, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor Ltda.: 2002

BODEI, Remo. A história tem um sentido?. Bauru: Edusc, 2001

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LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo: Editora UNICAMP, 2013

SCHAFF, Adam. História e verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1978

Publicado
2017-05-08