O LEGADO DE VIANINHA NA DRAMATURGIA NACIONAL: REFLEXÕES SOBRE ARTE E RESISTÊNCIA 51 ANOS DEPOIS

VIANINHA’S LEGACY IN NATIONAL DRAMATURGY: REFLECTIONS ON ART AND RESISTANCE 51 YEARS LATER

Palavras-chave: Oduvaldo Vianna Filho, Dramaturgia brasileira, Teatro engajado, Resistência cultural, teledramaturgia

Resumo

Cinco décadas após sua morte, Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, permanece como um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, cuja trajetória no teatro e na televisão esteve profundamente ligada ao engajamento político e à resistência cultural durante a ditadura empresarial-militar. Este artigo, escrito 51 anos depois de seu falecimento e após o marco dos 60 anos do golpe de 1964, analisa sua contribuição estética e ideológica, destacando obras emblemáticas como A Mais-Valia Vai Acabar, Seu Edgar, Rasga Coração e a adaptação televisiva de Medeia para a série Casos Especiais da Rede Globo em 1972. A partir dessas produções, discute-se como Vianinha articulou elementos do teatro épico, do teatro de revista e da teledramaturgia para construir narrativas que uniam crítica social e inovação estética. Também se examina a atualidade de seu legado, ressaltando a relevância de suas reflexões e práticas artísticas para os desafios contemporâneos à democracia e à justiça social no Brasil.

Biografia do Autor

Dolores Puga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL)

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ), na linha Poder e Discurso. Professora Associada do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas (UFMS/CPTL). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do mesmo Campus (UFMS/CPTL). Líder do Grupo de Pesquisa "Usos e Desusos das Linguagens Artísticas" e vice-líder do Grupo "História Antiga e Usos do Passado: novas perspectivas entre o passado e o presente". E-mail: dolores.puga@ufms.br

 

Referências

Bibliografia:
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Fontes:

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Publicado
2025-12-09