ANÁLISE CRÍTICA DOS MATERIAIS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ: VAZIOS DEMOGRÁFICOS OU SILENCIAMENTOS HISTÓRICOS NA OCUPAÇÃO TERRITORIAL DO ESTADO?
CRITICAL ANALYSIS OF THE MATERIALS FROM THE PARANÁ DEPARTMENT OF EDUCATION: DEMOGRAPHIC VOIDS OR HISTORICAL SILENCING IN THE STATE’S TERRITORIAL OCCUPATION?
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir questões acerca do apagamento da história indígena nos materiais didáticos produzidos e disponibilizados pelo governo do Estado do Paraná, juntamente com as problemáticas referentes ao processo de plataformização do ensino. A temática, emergida a partir de questões vivenciadas durante a regência do Estágio Supervisionado em um colégio público na cidade de Londrina, PR, constitui-se como um importante objeto de reflexão sobre o negacionismo e as tendências homogeneizantes que permeiam a atual política educacional do estado. A exaltação da plataformização do ensino, presente nos discursos da Secretaria de Educação do Governo do Paraná, relaciona-se diretamente com a perda da autonomia docente e com a busca pela padronização e pelo controle do trabalho pedagógico. Sob essa conjuntura, defendemos que o apagamento da história de grupos historicamente marginalizados nos materiais oficiais de ensino faz parte de um projeto político-educacional que prioriza a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, em detrimento da formação de sujeitos críticos do mundo e de suas transformações históricas.
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