ANÁLISE CRÍTICA DOS MATERIAIS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ: VAZIOS DEMOGRÁFICOS OU SILENCIAMENTOS HISTÓRICOS NA OCUPAÇÃO TERRITORIAL DO ESTADO?

CRITICAL ANALYSIS OF THE MATERIALS FROM THE PARANÁ DEPARTMENT OF EDUCATION: DEMOGRAPHIC VOIDS OR HISTORICAL SILENCING IN THE STATE’S TERRITORIAL OCCUPATION?

Palavras-chave: Ensino de História; História indígena; Plataformização do ensino.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir questões acerca do apagamento da história indígena nos materiais didáticos produzidos e disponibilizados pelo governo do Estado do Paraná, juntamente com as problemáticas referentes ao processo de plataformização do ensino. A temática, emergida a partir de questões vivenciadas durante a regência do Estágio Supervisionado em um colégio público na cidade de Londrina, PR, constitui-se como um importante objeto de reflexão sobre o negacionismo e as tendências homogeneizantes que permeiam a atual política educacional do estado. A exaltação da plataformização do ensino, presente nos discursos da Secretaria de Educação do Governo do Paraná, relaciona-se diretamente com a perda da autonomia docente e com a busca pela padronização e pelo controle do trabalho pedagógico. Sob essa conjuntura, defendemos que o apagamento da história de grupos historicamente marginalizados nos materiais oficiais de ensino faz parte de um projeto político-educacional que prioriza a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, em detrimento da formação de sujeitos críticos do mundo e de suas transformações históricas.

Biografia do Autor

Maria Rita Vieira Regasso, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)

Graduanda do curso de História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), realiza Iniciação Científica na área de História Literária e atualmente participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Milena Piscinato Piedade Rosa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)

Graduanda do curso de História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência entre 2022 e 2024. Realiza pesquisa sobre a imagem da morte em Iluminuras medievais do século XV pelo Laboratório de Estudos dos Domínio da Imagem (LEDI) e atualmente participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Fabiane Taís Muzardo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/2019), Mestre em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/2010) e graduada em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/2006). Atualmente é professora na Unopar e docente colaboradora na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado
2025-12-10