GÊNERO E AUTORITARISMO CIENTÍFICO NA GEOGRAFIA: TENSÕES E DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS

GENDER AND SCIENTIFIC AUTHORITARIANISM IN GEOGRAPHY: EPISTEMOLOGICAL TENSIONS AND CHALLENGES

Palavras-chave: Autoritarismo científico, Epistemologia feminista, Interseccionalidade

Resumo

O texto apresenta um debate sobre o autoritarismo científico na Geografia, focando nas relações de gênero e nas hierarquias de poder que marcam a produção acadêmica no Brasil. O discurso de neutralidade científica esconde um viés androcêntrico, machista e elitista, negligenciando as dimensões de raça, gênero, classe e sexualidade nas pesquisas. O artigo propõe a epistemologia feminista e a interseccionalidade como fundamentos metodológicos para tensionar as visões universalizantes e hegemônicas do conhecimento geográfico. O texto é estruturado para evidenciar a tradição epistemológica masculina e sugerir possibilidades de fissuras, enfatizando a necessidade de uma ciência mais reflexiva, localizada e sensível às múltiplas experiências socioespaciais dos sujeitos.

Biografia do Autor

Patricia Helena Milani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Graduação (2009) e Mestrado (2012) em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Presidente Prudente (2016), com a realização do Doutorado Sanduíche na Universidade de Lleida, Espanha, em 2014. É Professora Adjunta do Curso de Graduação e Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (CPTL). É membro do Grupo de Pesquisa Espaço Urbano e Produção do Território - UFMS e Coordenadora do Laboratório de Estudos Urbanos e do Território (LETUR/UFMS). Também integra o Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais GAsPERR (UNESP/Presidente Prudente) e o DREGS, grupo de estudos sobre diversidade, resistência, educação, gênero e sexualidades. Tem experiência na área de Geografia Urbana e no Debate de Gênero na Geografia. 

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Publicado
2025-12-09