NARRATIVAS HISTÓRICAS ÉTICAS ENSINÁVEIS EM TEMPOS DE FAKE HISTORY

TEACHABLE ETHICAL HISTORY NARRATIVES IN TIMES OF FAKE HISTORY

Palavras-chave: Didática da História; Narrativa Histórica ética; fake History.

Resumo

A finalidade deste artigo é refletir sobre as contribuições da História narrativa de Paul Ricoeur e da Didática da História de Jörn Rüsen para o ensino de história como uma escrita epistêmica em sala de aula, considerando os princípios e os sentidos contemporâneos da objetividade e da verdade. Tomando por base as aproximações entre os dois autores, partimos da seguinte problemática: quais narrativas históricas podem ser ensinadas em sala de aula? Esta reflexão pretende contribuir para a discussão sobre o estatuto científico do conhecimento histórico, deveras importante na nossa contemporaneidade marcada pela proliferação de narrativas falsas e negacionistas sobre o passado, as fake History. A relação entre os pensamentos de Paul Ricoeur e Jörn Rüsen apontam para uma responsabilidade ética nas construções de sentidos das composições das narrativas históricas, em condições de ensino da História na Educação básica. Sentidos estes que devem levar em consideração os valores civilizacionais historicamente constituídos e a esperança de um mundo mais afetivo e diverso.

Biografia do Autor

Marciano Kraemer, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Graduação em História, mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e professor no Ensino Básico no município de Balneário Camboriú (SC).

Paulo Rogério Melo de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutor em História. Professor dos Programas de Pós-graduação em Administração e Educação e do curso de graduação em História da Universidade do Vale do Itajaí.

Yomara Feitosa Caetano Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PIAUÍ (UESPI)

Doutora em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e professora no departamento de História da Universidade do Estado do Piauí (UESPI)

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Publicado
2025-12-10