ENSINO DE HISTÓRIA COMO AÇÃO POLÍTICA: HISTÓRIA DAS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO EM SANTA CATARINAA

HISTORY TEACHING AS POLITICAL ACTION: THE HISTORY OF WOMEN AND GENDER RELATIONS IN SANTA CATARINA STATE

Palavras-chave: Ensino de História, História das mulheres, Relações de gênero

Resumo

Este trabalho pretende colocar em discussão questões relacionadas ao Ensino de História, a História das mulheres e aos estudos de gênero em Santa Catarina. Para isso, observa dois livros didáticos de História de Santa Catarina e documentos como a Proposta Curricular (1991, 1998, 2014) e o Curricular Base do Território Catarinense (2019). Nos referidos textos, pretende-se perceber as lacunas, os diálogos e as potencialidades do Ensino de História frente às demandas das temáticas citadas. A pesquisa tanto nos livros quanto nos textos curriculares tem mostrado que temas relativos à História das mulheres têm sido pouco ou parcialmente abordados, ao passo que as questões de gênero pouco aparecem. Recentemente, com as perseguições encampadas pelos grupos conservadores a situação se agrava, especialmente no que se refere aos estudos de gênero. No entanto, o texto entende e defende o ensino de História como ação política na medida em que esta disciplina escolar pode ser veículo de importantes discussões que visam contribuir para uma formação de indivíduos cientes da participação das mulheres na História e sensíveis a eliminação de situações de preconceitos e violências de gênero em seus diferentes formatos.

Biografia do Autor

Nucia Alexandra Silva de Oliveira, UDESC

Possui graduação (1996), mestrado (2001) e doutorado (2005) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora no Curso de História, no Programa de Pós-Graduação em História(PPGH) e no Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHistória) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Nessa Universidade: coordena o Laboratório de Ensino de História (LEH) onde desenvolve orientações de pesquisa e ensino de História; participa do grupo de Pesquisa Ensino de História, memória e culturas onde investiga questões relacionadas ao Ensino de História, História das Mulheres e Gênero e orienta trabalhos no PPGH e no ProfHistória com enfoque em Ensino de História, História das Mulheres e relações de gênero. Participa como sócia da Associação Brasileira de Ensino de História e da Associação Nacional de História (ANPUH).

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Publicado
2024-12-12