PATRIMÔNIO CULTURAL NA HISTÓRIA: OBJETO DE PESQUISA E ENSINO

CULTURAL HERITAGE IN HISTORY: OBJECT OF RESEARCH AND TEACHING

Palavras-chave: Patrimônio Cultural, História, Ensino de História

Resumo

Este texto busca relacionar história, memória e patrimônio, como elementos que reorganizam o passado e geram marcos de identificação. Sugerimos identificar o patrimônio como um objeto de pesquisa da história ciência, assim como utilizá-lo como um instrumento no ensino da disciplina que auxilia na construção de uma compreensão mais sólida da relação entre passado e presente. Para tanto, é importante compreender que patrimônio possui várias acepções, assim como é fruto de relações sociais de tensão e disputas. No Brasil, as políticas federais de preservação sobre os bens culturais, surgidas na década de 1930, mostraram um conceito de patrimônio muito vinculado à materialidade e à matriz cultural branca europeia. Essa acepção muda conforme as transformações na legislação, ampliando as possibilidades de significados para o conceito. Um exemplo de historicização e de uso do patrimônio no ensino de História é apresentado ao final do texto.

Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Tavares, Secretaria Executiva de Educação do Pará (SEDUC-PA); Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC/BELÉM)

Doutorando em História, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrante da
linha de pesquisa Memória e Patrimônio, sob a orientação da Prof.a Dr.a Maria Medianeira
Padoin. Mestre em Ensino de História (2019), Bacharel e Licenciado em História (2007), ambos
pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de História das redes públicas de ensino,
estadual (Pará) e municipal (Belém-PA).

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Publicado
2024-10-05