PINHEIRO, BÁRBARA CARINE SOARES. COMO SER UM EDUCADOR ANTIRRACISTA. SÃO PAULO: PLANETA DO BRASIL: 2023. 160P

Palavras-chave: Educação; Antirracismo; Ensino de História

Resumo

A obra "Como Ser um Educador Antirracista", de Bárbara Carine Soares Pinheiro, explora a necessidade de uma educação antirracista que vá além da obrigatoriedade legal e promova uma transformação social profunda. Baseando-se em sua experiência como fundadora da Escola Afro-brasileira Maria Felipa, a autora apresenta estratégias para decolonizar currículos escolares e integrar práticas educativas que valorizem culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas. O livro destaca a importância da formação de toda a comunidade escolar, incluindo pais, no enfrentamento do racismo estrutural. Pinheiro enfatiza que a educação antirracista exige compromisso coletivo e formação contínua para desconstruir opressões e ampliar a representatividade nos espaços de poder.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Alves Lemos dos Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

2014 - 2018
Graduação em Licenciatura Plena em História.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2024 - Atual
Mestrado Profissional em Ensino de História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Destaco minha participação na Residência Pedagógica, projeto coordenado pela CAPES, durante a graduação. Essa experiência enriqueceu minha formação, proporcionando uma abordagem prática e reflexiva no campo do ensino. Minha jornada acadêmica e envolvimento em projetos consolidam meu compromisso com a educação e o aprimoramento contínuo no ensino de História.

Referências

AZEVEDO, Veruska. A descolonização e a decolonialidade como possibilidades na construção do ensino de história na escola básica. In: ALMEIDA NETO, A. S. de; LOURENÇO, E.; CARVALHO, J. P. F. de (org.). Ensino de história em tempos torpes: leituras e reflexões. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020.

FARIAS, Eny Kleyde V. Maria Felipa de Oliveira: heroína da Independência da Bahia. Salvador: Quartetto, 2010.

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.

RAMALLO, Francisco. Curriculum, identidad(es) y didáctica de las otras historias: una mirada de la historia de África y los afrodescendientes en el contexto bonaerense. XVI Jornadas Nacionales y V Internacionales de Enseñanza de la Historia. Mar del Plata, set. 2016.

RAMALLO, Francisco. Pedagogías descoloniales en la Didáctica de la Historia. Estudios de Filosofía Práctica e Historia de las Ideas, Mendoza, v. 19, p. 1-10, 2017.
Publicado
2024-12-13