PELOS CAMINHOS DA MÚSICA SUL-MATO-GROSSENSE: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

THROUGH THE PATHS OF SOUTH MATO-GROSSENSE MUSIC: A BIBLIOGRAPHIC STUDY

Palavras-chave: Música Sul-Mato-Grossense, Fontes Históricas da Música do MS, Obras Impressas sobre Música do MS

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida em 2020 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Unidade Universitária de Campo Grande e tem por objetivo central apresentar um estudo bibliográfico sobre as obras impressas que tratam da temática sobre a história e o desenvolvimento da música sul-mato-grossense. Tem como metodologia uma análise de conteúdo a partir de obras mapeadas onde buscamos apresentá-las de forma a oportunizar ao leitor um caminho teórico sobre a temática da música no MS. Para dar sustentação teórica a tal ação buscamos aporte nas obras de Bakhtin (1988; 2011), Catonio (2000), Faccioni (2022), Figueiredo (1990), Higa (2010; 2019), Lotman (1978), Neder (2014), Rosa; Menegazzo & Rodrigues (1991), Silus (2020), Silus & Pinto (2019), Soares Neto (2018) e Teixeira (2014; 2016). Nesse caminhar compreendemos que trazer um mapeamento das fontes que tematizam a música de Mato Grosso do Sul corrobora ao desenvolvimento da pesquisa científica no âmbito das Ciências Humanas, das Letras dentre outras áreas afins e, constitui também uma forma de valorização da identidade musical e cultural de um jovem estado em ascensão social.

Biografia do Autor

Alan Silus, UNIGRAN | UFMS - CPTL

Alan Silus atua no Ensino Superior nas atividades de Docência e Gestão Institucional. Desenvolve estudos epesquisas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e Infância -Teoria Histórico-Cultural(GEPLEI-THC - UFMS/ CPTL) e no Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA - UEMS Campo Grande).  Editor da Revista Brasileira de Educação, Cultura eLinguagem (RBECL - CELMI/ UEMS). Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando nas seguinte sáreas: Alfabetização; Análise Dialógica do Discurso; Cultura Escrita; Educação Ambiental; Educação do Campo;Educação Superior; Educação a Distância; Ensino Remoto Emergencial; Formação Docente; Gestão Educacional;Leitura e Letramento(s); Língua Brasileira de Sinais; Literatura Regional; Memórias, Metamemórias e Memoriais;Mídias e Tecnologias Educacionais; Música Sul-Mato-Grossense; Semiótica da Cultura e Teoria Histórico-Cultural,tendo realizado diversas atividades, aulas, palestras e oficinas sobre os temas acima mencionados

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Publicado
2024-12-13