O LUGAR DAS INSTITUIÇÕES MUSEOLÓGICAS NA SOCIEDADE: O CASO DE TAUBATÉ-SP

THE PLACE OF MUSEOLOGICAL INSTITUTIONS IN SOCIETY: THE CASE OF TAUBATÉ

Palavras-chave: Memória, História Institucional, museologia

Resumo

O objetivo, neste artigo, é analisar o lugar que as instituições museológicas ocupam nas sociedades, a partir de estudo de caso na cidade de Taubaté - SP, na qual existe uma quantidade significativa de museus: um conjunto de dez instituições. Para realização da análise foram considerados os contextos sociais brasileiros e o da cidade pesquisada, correlacionando-os aos dados de pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Museus. Metodologicamente, foi realizada pesquisa na documentação dos museus da cidade e pesquisa de campo sobre seus aspectos estruturais, considerando-se a história institucional, a curadoria das exposições permanentes, a infraestrutura e o fluxo de visitantes. Com relação a este último elemento, o foco recaiu sobre o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, o mais visitado da cidade. Concluiu-se que o lugar dos museus nas sociedades é composto pela existência concreta das instituições e pela relação de sua história com o contexto social, e que o caso de Taubaté apresenta aspectos específicos, aqui estudados. 

Biografia do Autor

Rachel Duarte Abdala, Universidade de Taubaté

Coordenadora e docente permanente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU. Coordenadora pedagógica do Curso de licenciatura em História da UNITAU. Mestre (2003) e Doutora (2013) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Docente do Curso de História da Universidade de Taubaté. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE) da Universidade de São Paulo. Coordenadora do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) na Universidade de Taubaté. Coordena os Projetos de Extensão Universitária: Educação Patrimonial e A cultura que vale: conhecendo e preservando a história, a memória e o patrimônio do vale do Paraíba. Desenvolve projetos em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Pesquisadora Assistente no Projeto Temático FAPESP: “Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)”. Processo n. 2018/26699-4

Nathália M. Novaes Victor, UNITAU

Arquiteta e Arte-Educadora, graduada pela Universidade de Taubaté em 2010, pós-graduada em História da Arte em 2017 e Mestra em Desenvolvimento Humano pela UNITAU, com pesquisa desenvolvida na área da Educação Patrimonial.

Mírian Cristina de Moura Garrido, Universidade de Taubaté

Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU, Professora
do Centro Paula Souza, Pós-doutora em História pela UNIFESP, Doutora e Mestra em História pela UNESP. Atua nos temas identidades, memórias, escritas de si, História e Cultura Afro- brasileira e Africana, com ênfase em Moçambique.

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Publicado
2024-10-05