A CENSURA EM TRANSE: “DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL” E “TERRA EM TRANSE” NOS PARECERES DE CENSURA DO SCDP

CENSORSHIP IN TRANCE: “GOD AND THE DEVIL IN THE LAND OF THE SUN” AND “TERRA EM TRANSE” IN THE SCDP CENSORSHIP OPINIONS

Palavras-chave: Cinema Novo, Glauber Rocha, Recepção, Censura

Resumo

O Serviço de Censura e Diversões Públicas foi um importante órgão da burocracia estatal da ditadura civil-militar brasileira exercendo censura prévia de obras artísticas podendo vetar ou liberar sua exibição e execução. O artigo a seguir identifica, analisa e problematiza, nos termos da recepção cinematográfica, oito pareceres de censura dos filmes “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964) e “Terra em Transe” (1967), ambos dirigidos pelo cineasta Glauber Rocha. Figura importante no que ficou conhecido como Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro de vanguarda atuante no período de implantação da ditadura, seus filmes geraram repercussão às épocas de lançamento pela crítica político-social, perdurando como ícones até atualidade. Através da estética da recepção, utilizando as percepções de Hans Rober Jauss como parâmetro     , objetiva-se compreender as diferentes chaves de leitura fílmica emitida pelos pareceristas do SCDP de modo a entender a relação histórica entre obra, autor, receptor e contexto histórico.

Biografia do Autor

Ítalo Nelli Borges, UNEB

Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua como professor substituto do Colegiado de História lotado no Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus V e como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local pela mesma Universidade. É membro integrante do projeto de pesquisa “Ditadura militar no Brasil: representações, sociedade e ensino de história” baseado na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e membro integrante da “Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo” baseada na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Referências

BAMBA, Mahomed. A Recepção Cinematográfica: teoria e estudos de caso. Salvador. EDUFBA. 2013.
FICO, Carlos. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. In Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, nº 47, p.29-60 – 2004
IANNI, Octávio. O Colapso do Populismo no Brasil. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1988
JAUSS, Hans Robert. O Prazer Estético e as Experiências Fundamentais da Poeisis, Aisthesis e Katharsis. In LIMA, Luiz Costa. (org). A Literatura e o Leitor. São Paulo. Paz e Terra. 1970.
RAMOS, Alcides Freire. Terra em transe (1967, Glauber Rocha): Estética da recepção e novas perspectivas de interpretação. Fenix Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, vol. 3, ano 3, n. 2, p. 1-11, Abril-maio-junho 2006.
REIS FILHO, Daniel Aarão. O Colapso do Colapso do Populismo do Brasil. In. GOMES, Angela de Castro, FERREIRA, Jorge. O Populismo e sua História: debate e crítica. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira.
XAVIER, Ismail. Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo. Paz e Terra. 2004
Publicado
2024-01-13