O PAÍS FEITO POR ELES: PROPAGANDA E MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR EM “O BRASIL” (2014), DE JAIME LAURIANO

EL PAÍS HECHO POR ELLOS: PROPAGANDA Y MEMORIA DE LA DICTADURA MILITAR EN “O BRASIL” (2014), POR JAIME LAURIANO

Palavras-chave: Ditadura Militar, Memória, Arte Contemporânea

Resumo

Este artigo busca fazer um exercício de reflexão sobre as imagens das propagandas oficiais da ditadura militar brasileira (1964-1985) tendo como objeto de análise O Brasil (Jaime Lauriano, 2014), obra constituída por uma colagem de arquivos históricos jornalísticos, sonoros e audiovisuais. Tendo como foco principal os filmetes, peças publicitárias-televisivas oficiais que exaltam alegria, patriotismo e nacionalismo, procuraremos investigar as estratégias discursivas dessas imagens e dos jingles que as embalam. Buscaremos ainda pensar sobre a força dessas propagandas em uma sociedade na qual a televisão era uma novidade à época. Por fim, apresentaremos algumas reflexões sobre as aproximações entre o ofício do/a artista e o ofício do/a historiador/a, assim como sobre a disputa pela memória da última ditadura militar brasileira diante de um contexto contemporâneo em que o extremismo político de direita é um fenômeno social pautado, entre outros princípios, pelo desejo de intervenção militar.

Biografia do Autor

Nathália Santos Ferreira, UNILA

Professora de História do ensino básico. Graduada em História – Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é Mestranda em História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) – com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Luísa Estanislau Soares de Almeida, UNILA

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Especialista em Estudos Brasileiros pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e Mestranda em História pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) – com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Tereza Maria Spyer Dulci, UNILA

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS).

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Publicado
2024-01-13