O TEATRO SOB A VIGILÂNCIA DO SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÕES (SNI): O CASO RUTH ESCOBAR E A PEÇA REVISTA DO HENFIL
THE THEATER UNDER THE SURVEILLANCE OF THE NATIONAL INFORMATION SERVICE (SNI): THE CASE OF RUTH ESCOBAR AND THE PLAY REVISTA DO HENFIL
Resumo
Este artigo objetiva analisar a vigilância que foi feita pelo Serviço Nacional de Informações (SNI) sobre o setor teatral, notadamente sobre a atriz e produtora teatral Ruth Escobar e o espetáculo Revista do Henfil que foi por ela dirigido. Para tanto, utilizamos como fontes documentos produzidos pela Agência Recife do SNI, repassados pelo Arquivo Nacional à Comissão Estadual da Verdade e Preservação da Memória do Estado da Paraíba (CEVPM-PB), e que são caracterizados como sensíveis, pois são arquivos frutos da repressão, produzidos por órgãos de segurança e informação durante períodos de ausência da democracia (Bauer & Gertz, 2009). Somado a isso, também partimos de pesquisa de teor bibliográfico para apresentar o processo de desenvolvimento envolvendo a atividade de informações no Estado brasileiro até 1964, ano em que é criado o SNI, órgão que durante a ditadura militar no Brasil exerceu, trazendo à tona expressão usada pelo seu próprio criador, o general Golbery do Couto e Silva, monstruosa atividade, tendo sido a sua história marcada por forte autoritarismo e grande grau de infiltração na sociedade brasileira daquele momento.
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FONTES
Fundo SNI – Agência Recife. Acervo disponível no Memorial da Democracia da Paraíba, localizado na Fundação Casa de José Américo (FCJA).
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