O GOVERNO EMPRESARIAL-MILITAR E AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

THE CORPORATE-MILITARY GOVERNMENT: CONSIDERATIONS ON THE WORKING CONDITIONS OF TEACHERS IN BRAZIL AND IN THE STATE OF SÃO PAULO

Palavras-chave: Governo empresarial-militar, Políticas neoliberais, Professores

Resumo

Este estudo teórico-analítico procura abordar a relação entre o modelo de governança empresarial-militar da década de 1960 a 1980 no Brasil e a produção das condições de trabalho docente no contexto brasileiro, a partir da experiência do Estado de São Paulo. Tem crescido o número de pesquisas sobre o assunto e, visando colaborar com o tema, propomos uma análise das raízes históricas da influência do regime militar nas políticas públicas educacionais e, consequentemente, no trabalho docente. No corpo do texto, além do foco principal, abordamos algumas das truculências características do regime militar e seu desdobramento histórico, buscando relacionar os acontecimentos passados com certas questões no tempo presente. Portanto, o objetivo deste trabalho é verificar se a literatura nos apresenta elementos que tornem possível indicar uma relação entre o modelo empresarial-militar e a precarização das relações de trabalho, tendo como referência o estado de São Paulo e também o contexto brasileiro. Para isso, utilizou-se uma análise documental e bibliográfica. O trabalho aponta que, de fato, parece ter ocorrido um processo de precarização nas condições de trabalho docente no estado de São Paulo, tendo como base histórica o período do regime militar.

Biografia do Autor

Victor Coqueiro de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Licenciado em História (UFMS), Filosofia (Claretiano), Geografia (UniCesumar). Bacharel em Teologia (UniCesumar).

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (CPTL).

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Publicado
2024-01-13