JESUS DE NAZARÉ, CRISTIANISMOS ANTIGOS E LIVROS DIDÁTICOS: REVISITANDO UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
JESUS OF NAZARETH, EARLY CHRISTIANITIES AND TEXTBOOKS: REVISITING A NECESSARY DISCUSSION
Resumo
Nas três últimas décadas, constatamos, no Brasil, o significativo crescimento das pesquisas sobre o Jesus histórico. Isso se deve às iniciativas de Gabriele Cornelli (UNB), André Leonardo Chevitarese (UFRJ) e Pedro Paulo Funari (UNICAMP). Tais investigações conduziram-nos à análise das abordagens históricas em torno da figura de Jesus de Nazaré e dos cristianismos antigos, presentes nos livros didáticos de História. No interior dessa análise, contrastaremos as correntes historiográficas que se ocupam do Jesus histórico e a narrativa histórica escolar com a finalidade de inquirir abordagens historiográficas e tendências discursivas em circulação no ambiente escolar. Para isso, utilizaremos os LDs de História mais vendidos pelas editoras no Brasil, conforme os dados fornecidos pelo MEC (Ministério da Educação), a saber: Araribá, mais história; Estudar história: das origens do homem à era digital; História Sociedade & Cidadania e Vontade de saber história.
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