PERIÓDICOS FEMININOS E A MODA NO IMPÉRIO BRASILEIRO: 1852-1860

WOMEN’S JOURNALS AND FASHION IN THE BRAZILIAN EMPIRE: 1852-1860

Palavras-chave: periódicos do século XIX; influência francesa; moda.

Resumo

A premissa deste artigo se baseia no anseio de compreender a moda, analisando periódicos do século XIX. Os periódicos Jornal das Senhoras e O Lirio foram escolhidos por serem dirigidos e direcionados às mulheres do Brasil Imperial. Interpretar a moda pelo olhar feminino, foi uma prioridade. Por intermédio deste olhar, conseguimos entender a influência francesa sobre o vestuário feminino brasileiro. A análise não pretende englobar o cenário geral da moda no Brasil, um vez que este estudo se restringe à Corte Imperial e à província de São de Paulo. As peculiaridades da moda e a relação de consumo que a mulher detém neste meio, nos mostra uma sociedade totalmente inserida no capitalismo material e uma ideia de consumo associada ao progresso e à modernização. A relação de consumo da moda nos deu margens para abarcar questões sociais e econômicas que desencadeavam por meio da indumentaria. Outra questão que foi possível abordar neste artigo, foi o cenário brasileiro da condição da mulher que mesmo em uma sociedade imperial que transitava por moldes patriarcais e conservadores, se aventuravam na direção e redação de um periódicos. 

Biografia do Autor

Rosiane Rodrigues Luz, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(2022), iniciou os estudos acadêmicos em história na Universidade do Estado da Bahia (2017) o qual foi interrompido no 5º semestre, e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Anísio Teixeira(2013). Realizou estágio remunerado na Universidade Estadual de Campinas, área de atuação: Administrativa/Educação, Carga horária: 30- (2021-2022). 

Referências

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. Vida Privada e ordem privada no Império. In: ALENCASTRO, Luiz Felipe de. Org. História da vida privada no Brasil: Império. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Vol 2.
ASSUNÇÃO, Beatriz Albarez de. ITALIANO, Isabel Cristina. Moda e vestuário nos periódicos femininos brasileiros do século XIX. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, núm.71. 2018.
BOUCHER, François. História do vestuário no Ocidente: das origens aos nossos dias. Tradução de André Telles. Edição de Yvonne Deslandres. São Paulo, SP: CosacNaify, 2010.
GARCIA, Paulo Júnior Debom. Sob o império da aparência: moda e imagem na França de Luís Napoleão Bonaparte (1848-1870). Tese de Doutorado, Rio de Janeiro, 2015.
GIORGIO, Michela de. O modelo católico. In: DUBY, Georges, L, Michelle. Orgs. História das Mulheres no Ocidente. Porto: Afrontamento, 1991. Vol 4.
HARVEY, David. Paris: capital da modernidade. Tradução de Magda Lopes. Revisão de Artur Renzo. São Paulo, SP: Boitempo, 2015.
HIGONNET, Anne. Mulheres e imagens. Representações. In: DUBY, Georges, PERROT, Michelle. Orgs. História das Mulheres no Ocidente. Porto: Afrontamento, 1991. Vol 4.
LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo, companhia das letras, 1989.
MELO, Victor Andrade. Educação do corpo- bailes no Rio de Janeiro do século XIX: o olhar de paranhas. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 3, p. 751-766, jul./set. 2014.
MONÇORES, Aline Moreira. Tendências –o novo constante : Um estudo sobre a origem das tendências no campo da moda. Tese de Doutorado, Rio de Janeiro, setembro de 2012.
MOTT, Maria Lúcia de Barros. Mme Durocher, modista e parteira. In: Revista Estudos feministas, v.2, n.3, p. 101. 1994.
PERROT, Michelle. Figuras e papéis. In: PERROT, Michelle. Org. História da Vida Privada: Da Revolução à Primeira Guerra. 3ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Coautoria de Maria Stella Martins Bresciani. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1992.
SOUZA, Gilda de Melo e. O espírito das roupas: a moda do século XIX. 1ª ed. São Paulo: companhia das letras, 1987.
VASCONCELO, Mônica. PERIOTTO, Marcilia Rosa. A moda e os bailes no Jornal das Senhoras. Revista HISTEDBR On-line, nº 64, p. 76-85, set 2015.
FONTES:
O LIRIO, São Paulo, 1860. Disponível em: http://bndigital.bn.br/acervo-digital/lirio/818275. Acessado em 01 de novembro de 2022.
JORNAL DAS SENHORAS, Rio de Janeiro, 1952. Disponível em: http://bndigital.bn.br/acervo-digital/jornal-senhoras/700096 . Acessado em 01 de novembro de 2022.
Publicado
2024-12-13