“E se fosse ao contrário?” Djonga e Fanon: um diálogo sobre racismo e alienação

“What if it was the other way around?” Djonga and Fanon: a dialogue on racism and alienation

  • Fábio Silva Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rogério Leão Ferreira
Palavras-chave: Franz Fannon, Djonga, Racismo

Resumo

A partir do livro "Pele negra, máscaras brancas", de Frantz Fanon (2008) procura-se dialogar sobre os constructos teóricos do autor quanto ao processo de alienação do homem negro. Nesse contexto, remete-se à linguagem simbólica de Djonga presente no álbum “Ladrão” produzido em 2019, e o videoclipe do rap Hat-Trick, o qual é possível constatar o dia de um negro com o rosto pintado de branco, o rapper acorrentado como escravo surge no vídeo "pendurado" no pescoço do personagem que interpreta a cena. O objetivo é apresentar as ideias de Djonga e Fanon sobre a alienação que ocorre no processo de escravidão e no choque do racismo que com seu impacto devastador desvela e determina as engrenagens dessa alienação. Ao perceber o racismo cada vez mais presente, admite-se a importância das ideias de Djonga e Fanon sobre como se engajar contra o sistema opressor.

Biografia do Autor

Fábio Silva Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutor em História e Sociedade pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP - Univ. Estadual Paulista (2015), instituição na qual realizou o seu mestrado (2010) e a sua graduação (2007). Atua na área de História, com ênfase em História da América, História da Imprensa, História Comparada, Comunismo e Anarquismo. Autor do livro "Operários e Camponeses: A repercussão da Revolução Mexicana na imprensa operária brasileira (1911-1918)", publicado em 2012. Participa dos grupos de pesquisas do CNPQ "História Visual, Artistas e Intelectuais", coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Sampaio Barbosa (Faculdade de Ciências e Letras, UNESP - Univ. Estadual Paulista) e "História Contemporânea Apolônio de Carvalho", coordenado pelos Profs. Carlos Batista Prado e Jorge Christian Fernandez (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS/Campo Grande - CCHS). Atualmente desenvolve pesquisa de Pós-doutorado em História na Faculdade de Ciências e Letras, UNESP - Univ. Estadual Paulista (2015), na linha de "Política: Ações e Representações". Professor Adjunto A de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Nova Andradina/CPNA. Pesquisador do projeto de pesquisa "Narrativas da Nação: uma análise sobre a identidade nacional brasileira na obra de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda", coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Oliveira da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Nova Andradina/CPNA. Coordenador do Projeto de Ensino de Graduação (PEG) "Clube do livro: história, política e cultura no mundo das Letras", da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Nova Andradina/CPNA. 
Rogério Leão Ferreira

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Câmpus de Aquidauana e mestrando do curso de pós-graduação interdisciplinar em Estudos Culturais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Câmpus de Aquidauana/PPGCult.

E-mail: rogerioleao86@gmail.com.

Referências

CAMARGOS, Roberto. Rap e política. Percepções da vida social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2015.

FAUSTINO, Deivison Mendes. “Por que Fanon? Por que agora?”: Frantz Fanon e os fanonismos no Brasil. Tese (Doutorado) -- Universidade Federal de São Carlos, São Carlos: UFSCar, 2016.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FOCHI, Marcos Alexandre Bazeira. Hip Hop brasileiro: tribo urbana ou movimento social. São Paulo: FACOM, 2007. n. 17.

HERSCHMANN, Micael. O funk e o Hip Hop invadem a cena. Rio de Janeiro, UFRJ, 2000. Janeiro e São Paulo. In: Análise Social. Lisboa, 2009. n. 192. p. 605-634. Livro - Disponível em: http://www.hotsitespetrobras.com.br Acesso em: 16 ago. 2019.

LOUREIRO, Bráulio Roberto de Castro. Arte, cultura e política na história do rap nacional. São Paulo: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, no 63, 2016.

MOURA, Beatriz. Djonga, o menino que queria ser Deus. mar./2018. Portal Vice. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2019.

SÁ, Simone Pereira de. Som de preto, de proibidão e tchutchucas: o Rio de Janeiro nas pistas do funk carioca. In: CUNHA, Paulo; PRYSTHON Ângela (Orgs.). Ecos urbanos: a cidade e suas articulações midiáticas. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 228-247.

TEPERMAN, Ricardo. Se liga no som; as transformações do rap no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015.

ZENI, Bruno. O negro drama do rap: entre a lei do cão e a lei da selva. Estudos avançados, USP, n. 18, São Paulo, jan./abr. 2004. Artigo disponível em: http://www.scielo.br Acesso em: 15 ago. 2019.

Fontes

DJONGA. Hat-Trick. In: DJONGA. Ladrão. São Paulo: Ceia Ent, 2019. Faixa 1. Spotfy (4m19s).

_____. Histórias da minha área. São Paulo: Ceia Ent, 2020. Spotfy (34m43s).

WELL MC (feat. Djonga). Muito bem feito. Minas Gerais: Estúdio RC 16, 2017. Spotfy (4m17s).
Publicado
2020-12-21