Entre o sul e o norte de Mato Grosso: doenças, conflitos e a exclusão da liberdade (séculos XVIII e XIX)

Betwewn the south and the north of Mato Grosso: diseases, conflicts and the exclusion of freedom (18th and 19th centuries)

Palavras-chave: Mato Grosso; Doenças; Conflitos; Escravidão

Resumo

Escravidão, conflitos e doenças estavam amalgamados pela vila de Sant’Anna do Paranahyba e também por outros rincões do sul e o norte de Mato Grosso no cenário do XIX. Frente a essa realidade, este texto parte de uma discussão breve do olhar dos viajantes para as doenças e insalubridades que acometiam as pessoas no Brasil Oitocentista, em particular, os escravizados, a fim de adentrar à Sant’Anna e apreender a correlação entre crimes, doenças e a escravidão. O diário de viagem “Derrotas”, de Joaquim Francisco Lopes e de seu ajudante, João Henrique Heliott, ao narrar as incursões pelo sul do Mato Grosso na ocupação de vastas extensões de terras, no período de 1829 a 1857, a mando da Coroa e de interesses privados, traz evidências importantes para a análise dos conflitos e doenças vividos entre sertanistas e escravizados, assim como povos originários e pobres e livres pelos lugares por onde passavam. A obra “Inocência”, de Taunay, por sua vez, traz-nos vestígios da doença e da escravidão por terras desta vila e nos indica de que modo as temáticas arroladas se correlacionavam. Partindo dessa localidade, recuamos ao século XVIII e chegamos à vila do Cuyabá, no norte, e a seus arredores. No trabalho com uma fonte de 1872, nos deparamos com a vida, a doença e a morte entrelaçadas, em Cuyabá, como a dizer que para os escravizados, principalmente, era muito difícil estabelecer a distinção e mesmo a escolha entre a vida e a morte.

 

Biografia do Autor

Maria Celma Borges, UFMS

Graduada em História (Universidade Estadual de Maringá, 1993), mestre emHistória e Sociedade (Unesp/Assis, 1996), doutora em História e Sociedade (Unesp/Assis, 2004) e pós-doutoraem História (Universidade Federal Fluminense - UFF, 2014). Professora Titular do Curso de História da UFMS/ Campus de Três Lagoas desde o ano de 1998, onde desenvolve projetos de pesquisa e de extensão e orienta trabalhosde iniciação científica. Atualmente desenvolve o projeto: “Pobres livres, escravos e povos originários: do sul aonorte de Mato Grosso”, iniciado em 2009, com financiamento da FUNDECT no período de 2009 a 2011, e temado seu pós-doutorado, defendido em 2014. Como publicação acadêmica destacam-se os livros: O desejo doroçado: práticas e representações camponesas no Pontal do Paranapanema, SP. São Paulo: Annablume, 2010 eMovimentos Sociais nos campos do Pontal do Paranapanema: de posseiros a assentados. Curitiba: CRV, 2017.Tem experiência na área de História, com ênfase para a história rural e social, atuando principalmente nosseguintes temas: história, pontal do paranapanema, questão agrária, oralidade, movimentos sociais, mst, pobreslivres, escravos, povos originários, sul de Mato Grosso, memória e pesquisa. Integra a Rede Proprietas, hojeINCT - Instituto Nacional de
 Ciência e Tecnologia, projeto internacional: História Social das Propriedades eDireitos de Acesso (Disponível em: www.proprietas.com.br).

Rafaely Zambianco Soares Sousa

Graduada em História, CPTL/UFMS,
Mestre em História pela UFGD,
professora da rede estadual de ensino de MT

Referências

REFERÊNCIAS

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. Vida privada e ordem privada no Império. In: SOUZA, Laura de Mello e; ALENCASTRO, Luiz Felipe de (Orgs). História da vida privada no Brasil. vol.2. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

AMADO, Janaína. Região, sertão, nação. Estudos históricos. Rio de Janeiro, vol.8, n.15, 1995.

BARBOSA, Keith. Escravidão, mortalidade e doenças: notas para o estudo das dimensões da diáspora africana no Brasil. Anais do XIX Encontro Regional de História: Poder, Violência e Exclusão. ANPUH/SP-USP. São Paulo, 2008.

BORGES, Maria Celma. Escravidão e liberdade no sul de Mato Grosso: o cotidiano e o extraordinário na vida dos escravos em Sant’anna do Paranahyba (1862 a 1882). Anais XVI Semana de História, UFMS, Campus de Três Lagoas: Curso de História, Ag. 2015.

BRAZIL, Maria do Carmo. Fronteira Negra: Dominação, violência e resistência escrava em Mato Grosso -1718-1888. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo (Editora da UPF), 2002.

CAMARGO, Isabel Camilo de. O sertão de Santana de Paranaíba: um perfil da sociedade pastoril-escravista no sul do antigo Mato Grosso (1830-1888). Dissertação (Mestrado em História). Dourados, MS: UFGD, 2010.

CARDIM, Fernão. Tratados da terra e gente do Brasil. Rio de Janeiro: J. Leite & Cia, 1925. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/4788 . Acesso em: 26/10/2020.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano, 1. Artes de fazer. Petrópolis: Ed. Vozes, 1999.

DIAS, Maria Odila Leite. A interiorização da metrópole. (1808 a 1853) In: MOTA, Carlos Guilherme (Org.). 1822 – Dimensões. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.

GANDAVO, Pero de Magalhães. Tratado da Terra do Brasil: história da província Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil / Pero de Magalhães Gandavo. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2008.

GUIMARÃES, Maria Regina Cotrin. Chernoviz e os manuais de medicina popular no Império. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12, n. 2, p. 501-14, maio-ago, 2005.

HARKOT-DE-LA-TAILLE, E.; SANTOS, A. R. (2012). Sobre escravos e escravizados: percursos discursivos da conquista da liberdade. Anais do III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade. (III SIDIS). Dilemas e desafios na contemporaneidade. Anais. Campinas, SP, 2012. Disponível em: https://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/HARKOT_DE_LA_TAILLE_ELIZABETH.pdf. Acesso em: 22/10/2020.

JESUS, Nauk Maria de. A Capitania de Mato Grosso: história, historiografia e fontes. Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá, v.5, n.2 Julh-Dez, 2012.

KODAMA, Kaori. Antiescravismo e epidemia: ‘O tráfico dos negros considerado como a causa da febre amarela’, de Mathieu François MaximeAudouard, e o Rio de Janeiro em 1850. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.16, n.2, Abr-Jun, 2009.

LOPES, Joaquim Francisco. Derrotas. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2007.

LUCIDIO, João Botelho Antonio. Nos confins do Império um deserto de Homens povoados por Bois - A ocupação do Planalto Sul Mato Grosso 1830-1870. Dissertação (Mestrado em História), Niterói, RJ: UFF, 1993.

MAGALHÃES, Sônia M. de. Alimentação, saúde e doenças em Goiás no século XIX. Tese (Doutorado em História), Franca, SP, UNESP, 2004.

MANTHORNE, katherine E. O imaginário brasileiro para o público norte-americano do século XIX. Revista Usp. São Paulo: Jun-Agosto, 1996.

MATO GROSSO DO SUL. Tribunal de Justiça de. Matrícula de escravo. Documento 18, Caixa 17, 1874. Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

MATO GROSSO DO SUL. Tribunal de Justiça de. Processo-crime, 1878, Paranaíba, caixa 115/Documento histórico 4000. Autora: A Justiça Pública; Réu: Thomas José Martins; Local: TJMS.

MATO GROSSO DO SUL. Tribunal de Justiça de. Sumário de Culpa, 1862, Paranaíba, caixa 114/Documento histórico 3965. Autora: A Justiça Pública; Réu: Isaias Joaquim Guimarães; Local: TJMS.

MATO GROSSO, Arquivo Público. Registro de Correspondência Oficial com o interior da Província . Período: 1838-1839, doc. 56, estante 05, Rolo 00, F05.

MONTEIRO, Yara Nogueira; CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. As Doenças e os Medos Sociais. São Paulo: Fap-Unifesp, 2012.

MORAIS, Rosa Helena de Santana Girão de. Raça, Clima e Doença: a viagem de Alphonse Rendu para o Brasil (1844-1845). Revista Território & Fronteiras, Cuiabá, vol.6, n.2, Jul-Dez, 2013.

MOURA, Zilda Alves de. Cativos nas terras dos pantanais: escravidão e resistência no sul do Mato Grosso – séculos XVIII e XIX. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2008.

SILVA, Cassia Queiroz da. Pobres livres nos sertões do sul de Mato Grosso - Sant’ Anna do Paranahyba – século XIX. Curitiba: CRV, 2020.

SIQUEIRA, Joaquim da Costa. Compendio histórico cronológico das notícias do Cuyabá, repartição da Capitania de Mato Grosso Desde o princípio do anno de 1788 até o fim do ano de 1817. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro,1850, Tomo XIII, 2ª. ed, 1872.

SILVA, Cássia Queiroz da. Pobres livres nos sertões do sul de Mato Grosso –Sant’Anna do Paranahyba (séc. XIX). Curitiba: CRV, 2020.

SOUSA, Gabriel Soares de. Tratado descriptivo do Brazil em 1587. Rio de Janeiro: Typographia Universal de Laemmert, 1851. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/4795. Acesso em: 26/10/2020.

TAUNAY, Alfredo D’ Escragnolle. Inocência. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2002.

TAUNAY, Alfredo D’Escragnolle. Viagem de Regresso de Mato-Grosso à Corte. IN: Revista Trimestral do Instituto HistoricoGeograpico e Etnographico do Brasil. Tomo XXXII, Parte Segunda. Rio de Janeiro: B. L. Garnier- Livreiro- Editor, 1869.

VOLPATO, Luiza R. R. Cativos do sertão: vida cotidiana e escravidão em Cuiabá: 1850/1888. São Paulo: Marco Zero, 1993.
Publicado
2020-12-21