O "Nobre educador" da Bahia: trabalho, cidadania e sociabilidades (1870-1922)

Bahia “noble educator”: work, citizenship and sociabilities (1870-1920)

Palavras-chave: Elias de Figueiredo Nazareth; trabalhadores negros; sociabilidades

Resumo

A historiografia recente da escravidão e do pós-abolição no Brasil tem avançado seus estudos sobre as experiências de trabalhadores negros livres no período em que ainda vigorava a escravidão. Nesse sentido, apresentamos neste artigo a trajetória do professor negro Elias de Figueiredo Nazareth que desempenhou ao longo de sua vida um trabalho bastante significativo como professor e diretor da Escola Normal da Bahia. Nossa pretensão ao apresentar as experiências profissionais do Elias Nazareth, é contribuir com novas análises investigativas que possam dar maior visibilidade historiográfica aos trabalhadores negros que vivenciaram momentos sociais de tensão e mudanças entre o fim do século XIX e começo do XX. Para a construção deste texto, foi consultado na Hemeroteca Digital Brasileira: jornais, revistas e relatórios de autoridades públicas na área da educação na segunda metade do século XIX e nas primeiras décadas do século XX.

Biografia do Autor

Sivaldo dos Reis Santos, Universidade Federal da Bahia

Mestre em História Social- Universidade Federal da Bahia

Referências

ALBUQUERQUE, Wlamyra Ribeiro. O jogo da dissimulação: abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.

CONCEIÇÃO, Miguel Luiz. O aprendizado da liberdade: educação de escravos, libertos e ingênuos na Bahia Oitocentista. Dissertação (Mestrado em História Social). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

COSTA, Ana Alice; CONCEIÇÃO, Hélida. Revolta dos resignados: a participação feminina na greve das professoras (1918-1919). Salvador: Neim/Ufba, 2001.

DANTAS, Carolina Vianna. Monteiro Lopes: “um líder da raça negra” na capital da República. Afro-Ásia. Salvador, n.41, p.167-209, 2010.

GLEDHILL, Sabrina. Travessias no atlântico negro: Booker T. Washington e Manuel Raimundo Querino. Editora Funnilayo Publishing, 2008.

LEAL, Maria das Graças Andrade. Manuel Querino entre letras e lutas (1851-1923). Tese de doutorado (Doutorado em Letras). Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2004.

Luz, José Augusto Ramos. Um olhar sobre a educação na Bahia: a salvação pelo ensino primário (1924-1928). Tese de doutorado (Doutorado em História Social). Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2009.

QUERINO, Manuel Raimundo. Seus artigos na Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Salvador: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, 2009.

SANTOS, Jucimar Cerqueira. Escolas noturnas para trabalhadores na Bahia (1870-1889). Dissertação. (Mestrado em História Social). Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2018.

SILVA, Fabiano Moreira. Professorado municipal de Salvador: queixas, crises e greve (1912-1918). Dissertação (Mestrado em História Social). Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2017.

SANTOS, Aderaldo Pereira. A arma da educação: cultura política, cidadania e antirracismo nas experiências do professor Hemetério José dos Santos (1870-1930). Tese de doutorado. (Doutorado em História Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019.

SILVA, Luara dos Santos. “Etymologias preto”: Hemetério José dos Santos e as questões raciais do seu tempo (1888-1920). Dissertação (Mestrado em História Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.
Publicado
2020-12-21