Revista Completa

  • Luiz Carlos Bento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Henry Marcelo Martins da Silva Universidade Federal de Mato Groso do Sul
Palavras-chave: Revista, completa

Biografia do Autor

Luiz Carlos Bento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus Três Lagoas. Possui graduação, mestrado (2006) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atua nas áreas de Teoria da História, Historiografia Brasileira, Prática de Ensino de História e Estágio Supervisionado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no curso de História de Três Lagoas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e república, atuando principalmente nos seguintes temas: história, historiografia, educação e poder. É coordenador do Grupo de pesquisas Teoria da História e História da Historiografia no Brasil da UFMS e autor de inúmeros artigos, capítulos e livros sobre Teoria, História da Historiografia, e Ensino de História. Também atua como pesquisador colaborador nos grupos de pesquisa Didática da História e Educação Histórica da UFG e Teoria da História da UNB

Henry Marcelo Martins da Silva, Universidade Federal de Mato Groso do Sul

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Mestrado (2002) e Doutorado (2009) em História pela mesma instituição. Foi professor no Ensino Médio e Ensino Superior na rede pública e privada no Estado de São Paulo, e atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde atua nos níveis de Graduação e Pós-Graduação em História, ministrando disciplinas e desenvolvendo pesquisas com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Urbanização, Ferrovias e Imigração. Foi diretor da ANPUH, Seção MS, no biênio 2015-2016, e atualmente é Editor da Revista Fato & Versões (UFMS) e pesquisador líder do Grupo de Pesquisa História, Cultura e Sociedade (GPHCS/CNPq).

Referências

Foco e Escopo
A Revista foi pensada e elaborada com o objetivo de promover o debate acadêmico, tendo o propósito de enriquecer as pesquisas em andamento, tal como agregar produções de outros lugares, instituições e sujeitos. Com esse objetivo, esperamos alcançar, além de professores da universidade e da rede pública e privada de ensino, alunos graduandos de nosso curso e de outras universidades, tendo por intuito incentivar novas pesquisas e a busca por conhecimentos produzidos pela História e áreas afins. Se a proposta é interdisciplinar, disciplinas como a Filosofia, Geografia, Ciências Sociais, Antropologia, Arqueologia, entre outras, encontrarão espaço para veicular as suas produções, desde que concernentes aos temas sugeridos pela Revista. A Revista se constitui de Dossiês; Artigos livres; Ensaios de Graduação; Resenhas e Fontes.

Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas externos (pares cega), selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático sob apreciação.

O convite ao avaliador conterá uma URL especial que levará os avaliadores diretamente à página de avaliação da submissão em questão (sendo necessário realizar o login para acessar outras páginas). Para garantir a segurança do processo ao usar esta opção, não é permitido ao editor alterar endereços de e-mail ou incluir destinatários de Cópias Carbono (CCs) ou Cópias Ocultas (BCCs) antes de enviar a mensagem aos avaliadores.

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega exige-se dos autores atenção para possíveis formas de revelação da identidade autoral no manuscrito ou na gravação do arquivo.

Aos pareceristas é dado um prazo de 15 dias corridos para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por igual período, a pedido do parecerista.

Os pareceristas devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em suas opiniões sobre o manuscrito, e declarar-se não qualificados para a avaliação caso veja a necessidade.

Aos pareceristas é reservado o direito de apresentar parecer conforme as seguintes opções: 1 - Aceitar; 2 - Sugerir as correções obrigatórias; 3 - Submeter novamente para a avaliação; 4 - Rejeitar.

Em caso de avaliações díspares o manuscrito será encaminhado a terceiro avaliador.
Publicado
2020-07-02