A DESVALORIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL: ORIGENS E ALGUNS ASPECTOS

THE DEVALUATION OF ART TEACHING IN BRAZIL: ORIGINS AND SOME ASPECTS

Palavras-chave: Arte; Ensino; Desvalorização.

Resumo

O presente artigo dialoga através de uma pesquisa bibliográfica com os fatos históricos que construíram o ensino de arte no Brasil e busca compreender os principais aspectos que influenciaram posicionamentos e ideais na concepção de arte-educação que conhecemos hoje. O texto discorre principalmente sobre desvalorização que a sociedade possui frente à disciplina entendendo suas origens desde o período colonial e seus desdobramentos a partir disto, atingindo as tendências modernas e reformas recentes. O levantamento dos questionamentos são referidos diante da também experiência profissional da interlocutora. O objetivo é analisar a historicidade do ensino da arte no Brasil desde os primórdios de forma a compreender os problemas que os arte-educadores da educação básica enfrentam  e partir daí refletir sobre perspectivas futuras.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Ribeiro Benites, UEMS

Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na linha de pesquisa Formação de Professores e Diversidade com ênfase em políticas públicas (2021). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017).  Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com graduação sanduíche pelo Instituto Politécnico de Setúbal/ Portugal (2013).

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Publicado
2021-07-24