A formação da identidade brasileira presentes em “Brasil na América” de Manoel Bomfim e “Populações Meridionais no Brasil” de Oliveira Viana

The formation of brazilian identity attendant in “Brasil na América” by Manoel Bomfim and “Southern Populations in Brazil” by Oliveira Viana

  • Luana Dias dos Santos Universidade Federal de Mato Groso do Sul
Palavras-chave: mestiçagem, identidade, brasileira, historiografia

Resumo

O presente artigo tem como propósito analisar as produções historiográficas de Manoel Bomfim (O Brasil na América) e Oliveira Viana (Populações meridionais no Brasil), a fim de compreender os discursos que influenciaram a construção de imaginários e suas identidades da sociedade brasileira, culminando no processo de constituição de um nacionalismo conservador que defendia a hegemonia branca (superioridade). Sendo assim, destacou-se a centralidade dos conceitos de miscigenação, nacionalismo e os agentes que possibilitaram a construção do que se entende por Brasil nas duas obras, destacando suas especificidades e refletindo como estas influenciaram os dois autores a conceber um entendimento do que é a sociedade brasileira e como são distribuídos os papéis sociais a partir do diálogo com as ideias do racismo cientifico.

Biografia do Autor

Luana Dias dos Santos, Universidade Federal de Mato Groso do Sul

Acadêmica do 7ª semestre do curso de História de Três Lagoas. Bolsista Pibic/Capes

Referências

BOMFIM, Manoel. America Latina: males de origem. Editora: Topbooks, 1993.
CERTEAU, Michel. A escrita da História. Rio de Janeiro: Editora Forense-Universitária, 1982.
COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.
FIGUEIREDO, Angela. GROSFOGUEL, Ramón. Racismo à brasileira ou racismo sem racistas: colonialidade do poder e a negação do racismo no espaço universitário. Soc. E Cult. Goiânia, 2009.
FOLLMANN, José Ivo. Ideologia, identidade e alienação: um olhar sobre processos chaves na sociedade brasileira, em diálogo com o pensamento de Jessé Souza. In: Dialogando com Jessé Souza. São Leopoldo: Casa Leiria, 2018.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Editora Vozes: Petrópolis, 1999.
PAIVA, Vanilda. Oliveira Viana: nacionalismo ou racismo. SINTESE: Revista de Filosofia, 1976. pp. 57-84.
REIS, José Carlos. As identidades do Brasil 2: de Calmon a Bomfim. Editora FGV: Rio de Janeiro, 2006
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. São Paulo: Companhia das Letras,1993.
SOUSA, Ronilson de Oliveira. Oliveira Viana e as questões da miscigenação no Brasil: a desconstrução dos discursos e ideias que negavam a contribuição do negro e indígena em nosso país. In: Anais da VII Jornada Internacional de Políticas Públicas, UFMA, 2013.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à lava jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017. pp. 46-103.
VIANA, O. O Ocaso do Império. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1973.
WACQUANT, “Da escravidão ao Encarceramento em Massa: Repensando a ‘Questão Racial’ nos Estados Unidos”. In: SADER, Emir. (org.). Contragolpes: seleção de artigos da New Left Review. São Paulo: Boitempo, 2006, pp.11-30.
WEBBER, Marx. 1864-1920 Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília, DF: Editora Universidade Brasília, 1999.
Publicado
2020-07-02