E.P. Thompson e a História Social: contribuições para o estudo da questão agrária no Pontal do Paranapanema -SP

  • Maria Celma Borges Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vitor Wagner Neto de Oliveira Curso de História, Núcleo de Documentação Histórica Honório de Souza Carneiro, Campus de Três Lagoas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Resumo

Neste texto objetivamos fazer um breve balanço dos estudos de E. P. Thompson para a escrita da história social, com ênfase em como os seus conceitos dialogam com as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras dos campos e cidades na história do Brasil. Ao partirmos de conceitos base da teoria thompsoniana, como “luta de classes”, “consciência de classe” e “experiência”, entre outros, discutimos esse historiador da história social do trabalho e as suas contribuições no estudo do meio rural, especialmente a partir da pesquisa de uma das autoras para a reflexão das práticas e representações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra nos campos do Pontal do Paranapanema - SP. As fontes orais são privilegiadas na análise por permitirem abordar as experiências dos sem-terra nos acampamentos e assentamentos. Para tanto, utilizamos entrevistas realizadas nos anos de 2001 a 2004, nos assentamentos XV de Novembro, em Rosana-SP, Che Guevara/Santa Clara e São Bento, ambos em Mirante do Paranapanema-SP.

Biografia do Autor

Maria Celma Borges, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Curso de História, Núcleo de Documentação Histórica Honório de Souza Carneiro, Campus de Três Lagoas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

BIBLIOGRAFIA

ALBERTI, Verena. Ouvir, contar - textos em História Oral. Ouvir, Contar - Textos em História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

BORGES, Maria Celma. O desejo do roçado: práticas e representações camponesas no Pontal do Paranapanema – SP. São Paulo: Annablume, 2010.

BRENNEISEN, Eliane Cardoso. Relações de poder, dominação e resistência: o MST e os assentamentos rurais. Cascavel: Edunioeste, 2002.

MARTINS, José de Souza. Não há terras para plantar nesse verão. Petrópolis/RJ: Vozes, 1988.

MARX, Karl. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Martin Claret, 2008 (Coleção a obra-prima de cada autor)

MORAES, Clodomir Santos de. Elementos sobre a teoria da organização no Campo. Caderno de Formação no 11, São Paulo, 1986.

NEGRO, Antonio Luigi; SILVA, Sérgio (Orgs). As peculiaridades dos ingleses e outros artios. Campinas: Editora da Unicamp, 1998, 286 p.

NEVES, Lucilia de Almeida. Memória, história e sujeito: substratos da identidade. In: História Oral, n.03, Junho de 2000.

POLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v.2, n3, 1989, p.3-15.

SHANIN, Teodor. Lições Camponesas. In: PAULINO, Eliane Tomiasi; FABRINI, João Edmilson (Orgs). Campesinato e territórios em disputa. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

SILVA, Sérgio. Thompson, Marx, os Marxistas e os outros. In: NEGRO, Antonio Luigi; SILVA, Sérgio (Orgs). As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Editora da Unicamp, 1998

THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1981.

THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa – A árvore da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1987a (Oficinas da História, volume 1).

THOMPSON, Edward Palmer. Senhores e caçadores. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987b.

THOMPSON, Edward Palmer. Tradición, revuelta y consciência de classe. Estudios sobre la crisis de la sociedad pré-industrial. Barcelona: Crítica, 1989.

THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

FONTES

ENTREVISTA. Bil, (Produzida por Maria Celma Borges). Teodoro Sampaio-SP, Secretaria do MST, 29/04/2002.

ENTREVISTA. Ivan, (Produzida por Maria Celma Borges). Teodoro Sampaio-SP, Secretaria do MST, 29/04/2002

ENTREVISTA. Mineirinho, (Produzida por Maria Celma Borges). Mirante do Paranapanema-SP, Assentamento Che Guevara/Santa Clara, 11/03/2001.

ENTREVISTA. Creuza, (Produzida por Maria Celma Borges). Mirante do Paranapanema-SP, Assentamento São Bento, setor II, 02/05/2002.

ENTREVISTA. Zelitro, (Produzida por Maria Celma Borges). Mirante do Paranapanema-SP, Assentamento São Bento, setor II, 30/04/2002.

Publicado
2018-07-06