Chiquinha Gonzaga e o teatro musical brasileiro do século XIX

  • Mona Mares Lopes da Costa Bento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória pessoal e profissional da compositora e musicista Chiquinha Gonzaga, refletindo sobre a sociedade carioca da segunda metade do século XIX. Esse período foi de grandes transformações (econômicas, sociais e culturais), o que possibilitou a intensificação das produções teatrais e musicais no Brasil, viabilizando a construção de uma Música Popular Brasileira. Dessa maneira, busca-se demostrar os choques e tensões estabelecidos entre suas ideias e concepções com as expectativas e preceitos estabelecidos na sociedade oitocentista, principalmente sobre o papel delegado à mulher nesse contexto. Nosso intuito é analisar aspectos importantes das obras produzidas por Chiquinha Gonzaga, a fim de compreender a sua busca por uma Música Popular Brasileira. Sob esse aspecto, a análise da opereta A corte na roça consegue demonstrar a aglutinação desses preceitos, tão caros à ela. Ao mesmo tempo, marca a sua trajetória por ser o momento por excelência que ela adentra os palcos do teatro, traçando – a partir do sucesso na estreia como compositora e maestrina – os rumos de sua carreira.

Biografia do Autor

Mona Mares Lopes da Costa Bento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Acadêmica do 8º periodo do curso de História UFMS

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Publicado
2018-07-06