A respeito de maneiras de falar e ver o Maranhão: paradigmas em disputa e seus reflexos na historiografia

  • Daniel Rincon Caires Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM

Resumo

O presente artigo traz uma exposição sobre as disputas em torno dos paradigmas de interpretação da realidade maranhense, procurando, através da bibliografia especializada, reconstituir a formação da chamada “ideologia da decadência”, bem como mapear seus usos; procura também destacar o surgimento e difusão de discursos que a combatem. Deseja-se apontar a criação e o emprego, nos últimos 40 anos, de novas correntes interpretativas, que visam proporcionar outras maneiras de compreender a realidade daquela região, em contraposição ao olhar canônico. Observa-sefinalmente os reflexos desses embates paradigmáticos sobre a prática historiográfica regional. 

Referências

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Os quilombolas e a Base de lançamento de foguetes de Alcântara. Brasília: Edições Ibama, 2006.

____________________________. A Ideologia da Decadência: leitura antropológica a uma história da agricultura do Maranhão. Rio de Janeiro: Editora Casa 8 / Fundação Universidade do Amazonas, 2008.

ANDRADE, Maristela de Paula. “Apresentação – Uma antropologia do campesinato no Maranhão”. In: SÁ, Laís Mourão. O Pão da Terra – Propriedade Comunal e Campesinato Livre na Baixada Ocidental Maranhense. São Luís: EDUFMA, 2007. pp. 9–16.

__________________________; SOUZA FILHO, Benedito de (Org.) Fome de Farinha: deslocamento compulsório e insegurança alimentar em Alcântara. São Luís: EDUFMA, 2006.

BITENCOURT, João Batista (Coord.). No rastro de Clio: um inventário analítico da historiografia maranhense no século XX. Relatório Final de Pesquisa. São Luís, 2013.

BORRALHO, José Henrique de Paula. A Athenas Equinocial: a fundação de um Maranhão no império brasileiro. Tese (Doutorado) História. Universidade Federal Fluminense, 2009.

_______________________________. Terra e Céu de Nostalgia: tradição e identidade em São Luís do Maranhão. Dissertação (Mestrado) História. Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, 2000.

CAMPOS, Marize Helena de. Maripozas e Pensões: um estudo da prostituição em São Luís do Maranhão na primeira metade do século XX. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo, 2002.

________________________. Senhoras Donas: economia, povoamento e vida material em terras maranhenses (1755-1822). São Luis: Café & Lápis, 2010.

FARIA, Regina Helena Martins de. Mundos do trabalho no Maranhão Oitocentista: os descaminhos da liberdade. São Luís: EDUFMA, 2012.

LACROIX, Maria de Lourdes Lauande. A fundação francesa de São Luís e seus mitos. 1. ed. São Luís: EDUFMA, 2000.

LAFETÁ, João Luiz. 1930: A Crítica e o Modernismo. São Paulo: Editora 34, 2000.

MOTA, Antonia da Silva. As famílias principais: redes de poder no Maranhão colonial. São Luís: Editora da Universidade Federal do Maranhão, 2012.

MURARI, Luciana. Natureza e Cultura no Brasil (1870-1922). São Paulo: Alameda, 2009.

NASCIMENTO, Dorval.“Antônio Lobo, de Babilônia a Atenas – as estratégias de construção da Nova Atenas em Os Novos Atenienses”. In BITENCOURT, João Batista; GALVES, Marcelo Cheche (Orgs.). Historiografia Maranhense – dez ensaios sobre historiadores e seus tempos. São Luís: Café & Lápis/Editora UEMA, 2014. pp. 129 – 150.

______________________. Estratégias de consagração no campo intelectual maranhense na Primeira República. Dimensões.Revista de História da UFES, v. 27, p. 239-254, 2011.

REIS, Flávio. Guerrilhas. São Luís: Pitomba/Vias de Fato, 2012.

SAID. Edward W. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Publicado
2018-07-06