O sonho por uma República: considerações acerca do movimento separatista da Província da Bahia

  • Luan Gabriel Silveira Venturini Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas

Resumo

Nesse trabalho apresento algumas considerações sobre o movimento da Sabinada (1837-1838) ocorrido em Salvador, ressaltando o contexto político e social do período como um dos fatores para a ação dos revoltosos, pois se tratava de um momento turbulento e cheio de novas ideias. E ao longo do texto pretendo aproximar o leitor das ideias que moveram aquela revolta durante aqueles poucos meses: o republicanismo e o federalismo, ressaltando a influência nacional e internacional para o movimento. Além disso, procuro analisar o duplo caráter que o movimento teve, e apresentar o que fez os sabinos mudarem a sua proposta em pouco tempo. Finalmente, aponto que apesar do pouco tempo de ação, essa revolta ameaçou, tanto quanto as outras do período, desestabilizar o poder.

Referências

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. Vida privada e ordem privada no Império. In: NOVAIS, Fernando A. (coordenador-geral da coleção); ALENCASTRO, Luiz Felipe de (organizador do volume). História da vida privada no Brasil: Império. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

ENGEL, Magali Gouveia. Sabinada. In: VAINFAS, Ronaldo (Org.) Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2ª. Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Fundação do Desenvolvimento da Educação, 1995.

LEITE, Douglas Guimarães. Sabinos e diversos: emergências políticas e projetos de poder na revolta baiana de 1837. Salvador: Dissertação (Mestrado em História) Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

LIMA, Tatiana Maria Silva Mello de. O federalismo brasileiro: uma forma de estado peculiar. Estação Científica Online. Juiz de Fora, n. 05, p.1-15, jan. 2008.

LOPES, Juliana Serzedello Crespim. Identidades Políticas e Raciais na Sabinada (Bahia, 1837-1838). Dissertação (Mestrado em História) Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

MOREL, Marco. O período das Regências (1831-1840). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

SOUZA, Paulo César de. A Sabinada. A revolta separatista da Bahia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

VIANNA, Francisco Vicente. A Sabinada. História da Revolta da Cidade da Bahia em 1837. PAEBa (Publicações do Arquivo do Estado da Bahia), 1937, vol.I.

WERNET, Augustin. O Período Regencial: 1831-1840. São Paulo: Global Ed., 1982.

Publicado
2018-07-06
Seção
Ensaios de Graduação