A Geometria no ENEM: reflexões sobre Avaliação Educacional e o Ensino de Matemática em uma Perspectiva Crítica

Palavras-chave: Geometria, ENEM, Currículo, Educação Matemática Crítica

Resumo

Neste trabalho é realizada uma análise das questões de Geometria das provas de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) durante o período de 2010 a 2020, permeando discussões sobre o desenvolvimento de competências e habilidades, com os objetivos de averiguar a recorrência dos conteúdos específicos deste conhecimento no ENEM e analisar se há concordância entre a matriz de referência das provas e os documentos que regulam os currículos de Ensino Médio no país. Através da análise, chegamos à conclusão de que há prevalência de temas relacionados à geometria plana, espacial, grandezas e medidas e de habilidades relacionadas à resolução de problemas, corroborando com os currículos. Há também uma relação entre os enunciados e diversos contextos, porém ainda é preciso assegurar que haja uma mobilização de conceitos em sala de aula a partir das provas, entrelaçando currículo e avaliação.

Biografia do Autor

Ana Clara Almeida dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestranda em Educação na UEFS, membro do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Educação Matemática: Investigação, Criticidade e Ação (POLEMICA) e professora da Educação Básica. Feira de Santana, BA, Brasil.

E-mail: anaalmeida998@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2612-9705.

 

Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Doutora Titular do Departamento de Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Educação Matemática: Investigação, Criticidade e Ação (POLEMICA), Coordenadora do Programa de Extensão Laboratório Multidisciplinar das Licenciaturas (LAMULI).  Feira de Santana, BA, Brasil.

 E-mail: lore@uefs.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6068-2168.

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Publicado
2022-12-09
Como Citar
SANTOS, A. C. A. DOS; ARAÚJO, M. DE L. H. S. A Geometria no ENEM: reflexões sobre Avaliação Educacional e o Ensino de Matemática em uma Perspectiva Crítica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-20, 9 dez. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)