Modos de Pesquisar em Etnomatemática com Michel de Certeau

Palavras-chave: Etnomatemática, Michel de Certeau, Tática, Apropriação, Espaço

Resumo

A Etnomatemática vem se constituindo com uma das principais tendências na pesquisa em Educação Matemática, muitos pensadores têm colaborado nas fundamentações teóricas e nas investigações científicas da área. Assim, apresentamos neste artigo uma pesquisa bibliográfica a fim de reconhecer conceitos introduzidos por Michel de Certeau para subsidiar pesquisas em Etnomatemática. Para tanto, realizamos buscas em repositórios científicos analisando articulações entre os conceitos do filósofo sobre tática, apropriação e espaço em pesquisas inspiradas na Etnomatemática. Os resultados apontam afinidades entre teorizações de Michel de Certeau e o campo de estudo etnomatemático no que tange à percepção de elementos dinâmicos da cultura e as práticas de resistência na produção das invenções cotidianas.  

Biografia do Autor

Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, PUCRS
Gabriela Dutra Rodrigues Conrado Professora de Matemática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

E-Mail: gabriela.conrado@edu.pucrs.br.  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0371-8678.

Márcia Souza da Fonseca , Universidade Federal de Pelotas

Márcia Souza da Fonseca

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Professora do Instituto de Física e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

E-Mail: mszfonseca@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9215-4370.

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Publicado
2022-08-31
Como Citar
CONRADO, G. D. R.; FONSECA , M. S. DA. Modos de Pesquisar em Etnomatemática com Michel de Certeau. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 38, p. 1-17, 31 ago. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)