A Aprendizagem Dialógica como Estratégia Alternativa para Aulas de Matemática

  • Raquel Carneiro Dörr Universidade de Brasília
Palavras-chave: Aprendizagem Dialógica. Registros Escritos. Metodologias.

Resumo

Este artigo traz uma caracterização da Aprendizagem Dialógica (AD), por meio da apresentação de seus elementos constitutivos e da literatura relacionada aos estudos que tratam do tema no contexto das práticas e da aprendizagem em salas de aula de Matemática. Nesse sentido, a concepção de diálogo praticada fundamenta-se na interação entre educador e educando, por meio da linguagem escrita. O texto ainda relata e mostra dois exemplos que são usados para estabelecer uma discussão sobre a importância da atividade dialógica e, ao mesmo tempo, para enfatizar sua importância para a disseminação como uma estratégia instrucional entre professores e futuros professores de Matemática em todos os níveis educacionais. A AD agrega, em suas práticas, as dimensões essenciais da comunicação e da interação entre os participantes, que são fundamentais para a construção de uma ideia diferenciada do fazer Matemática em contrapartida à imagem restritiva e disseminada, através dos tempos pela clássica aula expositiva.

Biografia do Autor

Raquel Carneiro Dörr, Universidade de Brasília

Doutora em Educação (UnB). Professora do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília, UnB. E-mail: raqueldorr@unb.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6453-7032

Referências

CLARK-WILSON, Alison; ROBUTTI, Ornella; THOMAS, Mike. Teaching with digital technology. Zdm, v. 52, n. 7, p. 1223-1242, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/s11858-020-01196-0. Acesso em 23 de out. 2020.

COMMITTEE ON THE TEACHING OF UNDERGRADUATE MATHEMATICS. College Mathematics: Suggestions on How to Teach It. Washington, D.C.: Mathematics Association of America, 1979. Disponível em: http://homepages.math.uic.edu/~hurder/math589/teaching/College_Mathematics_MAA1979.pdf. Acesso em 30 de jan 2021.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Stakes in mathematics education for the societies of today and tomorrow. This volume, p. 301-316, 2003.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Papirus Editora, 2007.

DEWEY, John. Experience and Education. New York: Touchstone, 1938 (1997 edition).

DÖRR, Raquel Carneiro; LUTZ-WESTPHAL, Brigitte. Metodologias Alternativas em Sala de Aula de Matemática: as Aprendizagens Ativas, Dialógicas e Investigativas. In: PINA NEVES, Regina da Silva; DÖRR, Raquel Carneiro. Cenários de Pesquisa em Educação Matemática. Jundiaí: Paco Editorial, 2020. Cap. 1. p. 15-43.

EMIG, Janet. Writing as a mode of learning. College composition and communication, v. 28, n. 2, p. 122-128, 1977.

GALLIN, Peter et al. Den Unterricht dialogisch gestalten-neun Arbeitsweise und einige tipps. 2008.

GALLIN, Peter. Dialogisches Lernen. Grundschulunterricht Mathematik, v. 57, n. 2, p. 4-9, 2010.

GALLIN, Peter. Dialogic learning—from an educational concept to daily classroom teaching. Implementing Inquiry in Mathematics Education, p. 23-34, 2012.

GALLIN, Peter. Dialogischer Mathematikunterricht. Fehler sind Perlen beim Lernen. Dieck-Verlag, 34p., 2019.

GALLIN, Peter; RUF, Urs. Diaogisches Lernen. Retrieved January, 30, 2021 from learndialoge.ch, 2011.

HANLEY, Susan. On constructivism. 1994. Disponível em: https://systemika.g-i.cz/record/1622/files/Hanley,%20Susan%20-%20On%20Constructivism.pdf. Acesso em 30 de jan. 2021.

KLIMKE, Damian; LUTZ-WESTPHAL, Brigitte. Dialogisches Lernen im Mathematikunterricht-der Dialog als grundlegendes Prinzip und Handreichungen für Lehrkräfte. Universitätsbibliothek Dortmund, 2018.

LESSANI, Abdolreza; YUNUS, Aida.; BAKAR, Kamariah. Comparison of new mathematics teaching methods with traditional method. People: International Journal of Social Sciences, v. 3, n. 2, p. 1285-1297, 2017.

Lutz-Westphal, B. Levando autenticidade à sala de aula de Matemática. In: PINA NEVES, Regina da Silva; DÖRR, Raquel Carneiro. Formação de Professores de Matemática: desafios e perspectivas. 1 ed. Curitiba: Appris, p. 121-134, 2019.

MARINO, Pamela. Dialogue in Mathematics: Is It Important? Mathematics in School, p. 26-28, 2005.

NEVES, Álvaro J. M.; LOPES, Antônio M.; NASCIMENTO, Leandro C. Métodos Ativos de Ensino e Peer Instruction. In: PINA NEVES, Regina da Silva; DÖRR, Raquel Carneiro. Cenários de Pesquisa em Educação Matemática. Jundiaí: Paco Editorial, 2020. Cap. 2. p. 45-72.

NODDINGS, Nel. Chapter 1: Constructivism in mathematics education. Journal for Research in Mathematics Education. Monograph, v. 4, p. 7-210, 1990.

ORD, Jon. John Dewey and Experiential Learning: Developing the theory of youth work. Youth & Policy, v. 108, n. 1, p. 55-72, 2012.

PEHKONEN, Erkki. Use of Open-Ended Problems in Mathematics Classroom. Research Report 176. University of Helsinki, Dept. of Teacher Education, PO Box 38 (Ratakatu 6A), Helsinki 00014, Finland., 1997.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, v. 2, p. 12, 1978.

RUF, Urs; KELLER, Stefan; WINTER, Felix. Besser lernen im Dialog.Dialogisches Lernen in der Unterrichtspraxis, v. 1, 2008.

RUF, Urs; GALLIN, Peter. Dialogisches Lernen in Sprache und Mathematik. Band 1: Austausch unter Ungleichen. Grundzüge einer interaktiven und fächerübergreifenden Didaktik. Seelze-Velber, 1998a.

RUF, Urs; GALLIN, Peter. Dialogisches Lernen in Sprache und Mathematik. Band 2: Austausch unter Ungleichen. Grundzüge einer interaktiven und fächerübergreifenden Didaktik. Seelze-Velber, 1998b.

RUF, Urs; GALLIN, Peter. Sprache und Mathematik in der Schule. Auf eigenen Wegen zur Fachkompetenz. Seelze-Velber: Kallmeyer, 1998c.

SCHOENFELD, Alan H. What makes for powerful classrooms, and how can we support teachers in creating them? A story of research and practice, productively intertwined. Educational researcher, v. 43, n. 8, p. 404-412, 2014.

SCHOENFELD, Alan H. Reframing teacher knowledge: a research and development agenda. ZDM, p. 1-18, 2019.

SCHOENFELD, Alan H.; KILPATRICK, Jeremy. A US perspective on the implementation of inquiry-based learning in mathematics. ZDM, v. 45, n. 6, p. 901-909, 2013.

SKOVSMOSE, Ole. Landscapes of investigation. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik, v. 33, n. 4, p. 123-132, 2001.

SKOVSMOSE, Ole. Educaςão Crítica: Incerteza, Matemática, Responsabilidade. 2007.

TAPLIN, Margaret. Mathematics through problem solving. Retrieved December, v. 1, p. 2006, 2006.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. A pesquisa, p. 133, 1987.

WILLE, Annika M. Imaginary dialogues in mathematics education. Journal für Mathematik-Didaktik, v. 38, n. 1, p. 29-55, 2017.

Publicado
2021-04-10
Como Citar
DÖRR, R. C. A Aprendizagem Dialógica como Estratégia Alternativa para Aulas de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-17, 10 abr. 2021.
Seção
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática