Ensino de Logaritmos: um Diagnóstico da Apropriação do Conceito Discutido à Luz da Teoria Histórico-Cultural

Palavras-chave: Ensino de Logaritmo. Teoria Histórico-Cultural. Zankov. Ensino de Matemática.

Resumo

No contexto de mudanças no Ensino Médio, devido à aprovação da Lei nº 13.415/2017, que propõe a Reforma do Ensino Médio e a aprovação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC/2018, que têm como princípios, o desenvolvimento de competências, investigações sobre a organização do ensino da matemática, que se apoiem em outros pressupostos, fazem-se necessárias. Neste artigo, apresenta-se um recorte de pesquisa, cujo objetivo foi analisar as contribuições do sistema zankoviano para organização do ensino dos logaritmos, visando à apropriação desse conceito. A partir de estudos bibliográficos, são tratados os princípios do sistema didático de L. V. Zankov, alguns elementos do movimento lógico-histórico do conceito de logaritmos e, com base em pesquisa de campo, discute-se o diagnóstico da apreensão do conceito de logaritmo, realizado com seis alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada de ensino de Uberaba-MG. Foi possível constatar, neste diagnóstico, evidências de um conhecimento empírico do conceito, baseado em elementos externos, que indicam a necessidade de outras aproximações para novas sínteses, visando à construção do conhecimento teórico.

 

Biografia do Autor

Djalma Gonçalves Pereira, UNIUBE - Universidade de Uberaba

Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE, Vice-diretor Educacional do Colégio Marista Diocesano - Uberaba/MG. E-mail: djalma.goncalves@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3368-3544.

Marilene Ribeiro Resende, UNIUBE - Universidade de Uberaba

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE/MG. E-mail: marilene.resende@uniube.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6740-1787.

Referências

ALVES, Gabriel. Afinal, o que é crescimento exponencial de casos? Folha de São Paulo. São Paulo, 17 mar. 2020. Seção B4.

DAVIDOV, Vasily Vasilyevich. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscú: Editorial Progresso, 1988. 278p.

HOWARD, Eves. Introdução à história da matemática. Tradução de Hygino H. Domingues. Campinas (SP): Editora da Unicamp, 2004. 843p.

KOPNIN, Pável Vassílyevitch. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1978. Coleção Perspectivas do homem. v. 123. 353 p.

LIMA, Elon Lages et al. A Matemática do Ensino Médio: v. 1. Rio de Janeiro: SBM, 2004. 233p.

LIMA, Elon Lages et al. Exame de textos: análise de livros de Matemática para o Ensino Médio. Rio de Janeiro: SBM, 2001. 467p.

PRECIOSO, Juliana Conceição; PEDROSO, Hermes Antônio. História do número e: gênese e aplicações. Revista Eletrônica Matemática e Estatística em Foco. 2013, p. 31-44.

RESENDE, Marilene Resende. O pensamento teórico segundo Davídov: abstração e generalização substantivas e a educação matemática. In: PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa Maturano (orgs). Ensino Desenvolvimental: sistema Elkonin-Davídov-Repkin. Campinas, SP: Mercado de Letras; Uberlândia, MG: Edufu, 2019. 483p.

SOARES, Evanildo Costa. Uma investigação histórica sobre os logaritmos com sugestões didáticas para a sala de aula. 2011. 141f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2011.

SOUSA, Maria do Carmo. O movimento lógico-histórico enquanto perspectiva didática para o ensino de matemática. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, 1(4), p. 40-68.

VIGOTSKI, Lev. Semionovitch. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

VIGOTSKI, Lev. Semionovitch. Aprendizagem e desenvolvimento na Idade Escolar. In: VIGOSTKY, Lev. Semionovitch; LURIA, Aleksander Romanovitch e LEONTIEV, Alexei Nikolaevitch. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010, p. 103-116.

ZANKOV, Leonid Vladimirovitch. La ensenanza e el desarrollo: investigação pedagógica experimental. URSS: Progreso, 1984. 236p.

Publicado
2021-03-25
Como Citar
GONÇALVES PEREIRA, D.; RIBEIRO RESENDE, M. Ensino de Logaritmos: um Diagnóstico da Apropriação do Conceito Discutido à Luz da Teoria Histórico-Cultural. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-21, 25 mar. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)