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  • Chamada para número (seção) especial:Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: interlocuções possíveis

    2022-06-01

    Chamada para número (seção) especial:

    Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: interlocuções possíveis

    Dra. Patricia Rosana Linardi - UNIFESP
    Dra. Viviane Cristina Almada de Oliveira - UFSJ
    Dr. Edson Pereira Barbosa - UFMT

    O Modelo dos Campos Semânticos (MCS), teoria elaborada pelo Prof. Dr. Romulo Campos Lins (1954-2017), completará 30 anos em 2022. Considerando as diferentes e variadas abordagens adotadas por pesquisadoras e pesquisadores que tratam do MCS no que se refere ao campo da Formação de Professores, em particular de professoras e professores que ensinam Matemática, entendemos a pertinência e relevância de organizar junto à Revista Perspectivas da Educação Matemática um número temático que visa a congregar representantes dessa diversidade de produções.
    Sendo assim, gostaríamos de convidar você a participar dessa edição, que será uma justa homenagem ao Prof. Dr. Romulo Campos Lins, que tanto contribuiu à consolidação da área da Educação Matemática no Brasil e que deixou, pela teoria por ele produzida e por todo o trabalho desenvolvido como educador matemático, um legado inestimável.

    Envio até 21/06/2022.

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  • Chamada para Seção Especial: Currículo e Educação Matemática: perspectivas atuais

    2022-06-01

    CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS ATUAIS
    Diante de cenários de ataques às Ciências, principalmente àquelas relacionadas às Humanidades, as
    sociedades científicas têm se mostrado de extrema relevância para defender a produção de
    conhecimento de acordo com princípios democráticos. Consonante a isso, a Sociedade Brasileira de
    Educação Matemática (SBEM) tem fomentado discussões que, via seus Grupos de Trabalhos (GT),
    ressaltam a importância cultural e política da articulação entre Educação, Matemática e Educação
    Matemática para analisar e intervir nas múltiplas formas e diferentes instâncias das dinâmicas do
    mundo social.
    Dentre essas discussões, há o debate, independentemente da abordagem, sobre a centralidade do
    currículo nas políticas públicas educacionais no chamado “mundo globalizado”, reconhecendo que
    nas últimas duas décadas, a diversidade do campo dos estudos curriculares em Educação
    Matemática vem se ampliando com a constante incorporação de novas perspectivas conceituais.
    Nesse sentido, delineia-se uma chamada de edição temática que aborde perspectivas atuais que
    relacione Currículo e Educação Matemática.
    A edição temática se constituirá em espaço de comunicação e reflexão por meio da socialização de
    teorizações, relatos de investigações, de experiências pedagógicas e estudos vinculados ao campo
    do Currículo a partir da perspectiva de pesquisadora(e)s do Grupo de Trabalho Currículo e
    Educação Matemática (GT 03) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. A intenção é
    que o GT divulgue tendências contemporâneas relacionadas às linhas de pesquisa estabelecidas
    entre seus participantes, celebrando pluralidades, diversidades e diferenças de referenciais teóricos,
    metodológicos e epistêmicos.

    Cronograma
     Envio da primeira versão do texto: 16/05 até 15/08/22
     Envio aos avaliadores externos: fluxo contínuo a partir de 16/05/22

     Recepção dos feedbacks dos avaliadores externos: até 30/09
     Informes aos autores: fluxo contínuo a partir de 16/05
     Envio da segunda versão dos trabalhos corrigidos: após envio da avaliação 10 dias para
    correções.
     Envio dos trabalhos finais para o processo de edição: outubro de 2022.
     Processo final de edição e publicação: novembro/dezembro de 2022.

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