O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários para o editor".
  • O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx e foi feito a partir do Template
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Autorizo e me responsabilizo por esta publicação de acordo com as normas e padrões desta revista.
  • Junto à submissão do manuscrito está sendo enviado o Termo de Responsabilidade preenchido e assinado.

Diretrizes para Autores

A Revista Perspectiva da Educação Matemática é uma publicação QUADRIMESTRAL e considera para publicação trabalhos originais que sejam classificados em uma das seguintes modalidades: resultados de pesquisas sob a forma de artigos; ensaios; resumos de teses; estudos de caso (NÃO são aceitos Relatos de Experiência).


A aceitação para publicação de qualquer trabalho está subordinada à prévia aprovação do Conselho Editorial e ao atendimento das condições especificadas abaixo:

1) É de responsabilidade do(s) autor(es) as correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação, pois, caso aprovado, o artigo será publicado na forma como foi enviado. A clareza e a correção da linguagem e a pertinência do estilo de redação são quesitos da avaliação pelos pareceristas. 

2) O conteúdo dos artigos assinados é de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es);

3) Os trabalhos submetidos à publicação passarão pela análise de componentes do Conselho Editorial da revista. Os artigos deverão ser submetidos na plataforma da revista (http://seer.ufms.br/index.php/pedmat). O editor encaminhará o texto para apreciação de dois ou mais membros do Conselho Editorial. A escolha dos avaliadores é feita pelos editores, considerando o tema e a abordagem do trabalho submetido à apreciação, a competência técnica específica dos membros consultores e a ausência de conflito de interesses. Em casos específicos, a critério dos editores, podem ser convidados a emitir pareceres profissionais ad hoc externos ao Conselho Editorial;

4) A revista Perspectivas da Educação Matemática procede à avaliação por pares, em duplo cego, podendo resultar em três situações: i) aprovação (publicação conforme apresentado), ii) aprovação com pequenas modificações, iii) recusa (reprovação para publicação).

5) Quando da submissão de artigos, os autores recebem confirmação do recebimento. Os autores voltam a ser contatados quando o editor tem em mãos os pareceres emitidos pelo Conselho Editorial. No caso de artigos aprovados com pequenas modificações o contato entre editor e autor(es) continua até o artigo estar reelaborado segundo as exigências dos pareceres emitidos. Todos os autores são comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido. Por fim, no tempo devido, os autores de artigos aprovados, são comunicados sobre a edição em que o texto efetivamente virá a público.

6) Os autores, no ato da SUBMISSÃO, deverão baixar, preencher e assinar Termo de Responsabilidade e cessão de direitos, declarando que o artigo refere-se a uma pesquisa original não publicada (só serão aceitos artigos já apresentados em congressos ou eventos similares se a versão submetida a revista for significativa e comprovadamente ampliada, em termos teóricos e/ou metodológicos, em relação à versão já disponível. Os casos de submissão nesses termos devem ser explicitamente comunicados, com antecedência, ao editor), e (b) que permitem a publicação do original em edição específica da revista (cessão de direitos).

7) Não há prazo determinado para o envio de artigos para as edições regulares, cujo fluxo de recebimento e processamento é contínuo. Para as edições temáticas há chamadas específicas de artigos (Call for Papers) divulgadas amplamente à comunidade de pesquisa em Educação Matemática.

8) A versão do original, sem identificação dos autores (no cabeçalho, no corpo do texto ou nas referências), deve ser submetida diretamente na plataforma da revista (http://seer.ufms.br/index.php/pedmat). O texto deve ser elaborado UTILIZANDO O TEMPLATE. Os autores devem realizar o download do arquivo e editar diretamente no Word ou equivalente, o item nome dos autores está BLOQUEADO e será adicionado somente após avaliação do texto - CLIQUE AQUI

9) O artigo submetido à avaliação da revista Perspectivas da Educação Matemática não deverá estar submetido para outra publicação e nem ter sido publicado em outro periódico.

Vídeo para auxílio no uso do Template: https://youtu.be/XYEoQtDRpSE

SUBMISSÃO DE PROPOSTA PARA SEÇÃO/EDIÇÃO TEMÁTICA

A Revista Perspectivas publica em suas edições Seções Temáticas específicas e, havendo necessidade em função da quantidade de artigos aprovados, volumes/edições temáticas. Para tal proposta os editores da Seção deverão submeter a proposta para apreciação dos editores que, havendo concordância, encaminharão para o Colegiado dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da UFMS para aprovação final. Todo o processo de recebimento, avaliação e publicação das seções temáticas deve ser idêntico ao de fluxo contínuo (avaliação cega pelos pares, envio e publicação pela plataforma e no template da revista). O e-mail com a proposta deve ser enviado para pem.inma@ufms.br , ficha de submissão https://drive.google.com/file/d/1XOUR3ktuO5MwEaqw4kNDQtLA1VogL8VU/view?usp=sharing 

Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis

O Modelo dos Campos Semânticos (MCS), teoria elaborada pelo Prof. Dr. Romulo Campos Lins (1954-2017), completará 30 anos em 2022. Considerando as diferentes e variadas abordagens adotadas por pesquisadoras e pesquisadores que tratam do MCS no que se refere ao campo da Formação de Professores, em particular de professoras e professores que ensinam Matemática, entendemos a pertinência e relevância de organizar junto à Revista Perspectivas da Educação Matemática um número temático que visa a congregar representantes dessa diversidade de produções.
Sendo assim, gostaríamos de convidar você a participar dessa edição, que será uma justa homenagem ao Prof. Dr. Romulo Campos Lins, que tanto contribuiu à consolidação da área da Educação Matemática no Brasil e que deixou, pela teoria por ele produzida e por todo o trabalho desenvolvido como educador matemático, um legado inestimável.

Currículo e Educação Matemática: perspectivas atuais

Apresentar pesquisas consolidadas no campo do Currículo de Matemática, visando favorecer a reflexão e discussão das várias dimensões do Currículo, seja no contexto das prescrições governamentais, dos materiais curriculares, das políticas públicas referentes ao desenvolvimento curricular, das diferentes etapas da Educação, entre outras. Em 2017, se teve a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que está sendo implementa nas escolas brasileiras e atualmente tem-se, a efetivação da BNCC para o Ensino Médio, que trouxe novos desafios para as instituições escolares, com mudanças significativas nos currículos. Diante dessas mudanças, entende-se que as pesquisas, relativas ao Currículo de Matemática, podem contribuir para a reflexão e discussão dessas mudanças, apresentando possibilidades teóricas, metodológicas e práticas que possam contribuir tanto para o professor, quanto para que governos vislumbrarem caminhos para auxiliar as instituições escolares e promover formações docentes. Dessa forma, essa edição temática busca receber textos que discutam o Currículo de Matemática com consistência e coerência teórica e metodológica, objetivando proporcionar reflexões acerca do campo do Currículo de Matemática no Brasil e em outros países, para que se possa vislumbrar caminhos possíveis, no que tange as políticas públicas, o desenvolvimento curricular, as teorias, as metodologias de ensino e os desafios da atualidade.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

TERMO DE RESPONSABILIDADE DEVE SER BAIXADO EDITADO, ASSINADO E ENVIADO NO ATO DA SUBMISSÃO