AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

HISTÓRICO, ATUALIDADE E PERSPECTIVAS

  • José Fernandes Melo Filho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

No Programa de Educação Tutorial as avaliações sempre resultaram em processo de aperfeiçoamento. Foi a partir delas que o PET sobreviveu e revelou sua importância educacional, seus diferenciais pedagógicos e relevantes resultados. Por outro lado, as avaliações também são consideradas pelos Petianos como auditorias necessárias para indicar a necessidade de ajustes e aperfeiçoamento nas ações dos grupos.  O objetivo deste trabalho é registrar o histórico das avaliações e sua importância no contexto de defesa, evolução e aperfeiçoamento do Programa de Educação Tutorial, cuja perspectiva mais urgente e necessária é a implantação do “novo” instrumento de avaliação, concebido e pronto para utilização desde 2014. Nesse sentido, o texto funcionará também como base de consulta dos Petianos para contextualização de informações que se encontram dispersas em vários documentos, muito dos quais de acesso limitado, podendo servir ainda de motivação para a intensificação da mobilização e defesa da imediata necessidade de implantação do Sistema Nacional de Avaliação do PET.

Biografia do Autor

José Fernandes Melo Filho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Engenheiro Agrônomo, professor Titular do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, área de atuação  Agronomia, Ciência do Solo, Educação Tutorial.
Publicado
2021-10-31
Seção
Artigos de Educação Tutorial