CLÍNICA AMPLIADA, DO CONCEITO À AÇÃO

CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

  • Leonardo Mendes Alves PET Psicologia - Pontifícia Universidade Católica
  • Fernanda Cordeiro Marques PET Psicologia - Pontifícia Universidade Católica
  • Clara Amarante de Souza PET Psicologia - Pontifícia Universidade Católica
  • Iara dos Santos Soares PET Psicologia - Pontifícia Universidade Católica
  • Valquiria Soares Proence PET Psicologia - Pontifícia Universidade Católica
  • Maria Laura Sandoval Lourenço PET Psicologia - Pontifícia Universidade Católica

Resumo

Este relato parte da experiência de indagações e considerações sobre o conceito-movimento clínica ampliada, considerando sua constituição histórico-político-social. A atividade, realizada pelo grupo PET em questão, teve como objetivo investigar a produção acerca da clínica ampliada, para compreender as tensões deste fenômeno e de que forma ele se relaciona com o desenvolvimento da Psicologia no Brasil. Procedimentalmente, desenvolvemos revisões bibliográficas, leituras investigativas e discussões coletivas semanais sobre os conteúdos pesquisados. O trabalho se manteve alinhado às potências da educação tutorial, pois envolveu a construção coletiva de uma visão crítica sobre o campo de atuação da Psicologia, contato com conteúdos pouco explorados na grade curricular e autonomia no processo de aprendizagem. Realizamos um resgate epistemológico do modelo biomédico em contraposição a um novo campo para Psicologia, as políticas públicas, explorando nuances conceituais relativas à necessidade de ampliação das concepções de clínica, sujeito e saúde na Psicologia.

 

Biografia do Autor

Leonardo Mendes Alves, PET Psicologia - Pontifícia Universidade Católica

Integrante do grupo PET Psicologia "Subjetividade e Direitos Humanos" da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica)

Fernanda Cordeiro Marques, PET Psicologia - Pontifícia Universidade Católica

Integrante do grupo PET Psicologia "Subjetividade e Direitos Humanos" da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica)

Clara Amarante de Souza, PET Psicologia - Pontifícia Universidade Católica

Integrante do grupo PET Psicologia "Subjetividade e Direitos Humanos" da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica)

Iara dos Santos Soares, PET Psicologia - Pontifícia Universidade Católica

Egressa do grupo PET Psicologia "Subjetividade e Direitos Humanos" da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica)

Integrou o projeto de 2018 - 2020 

Valquiria Soares Proence, PET Psicologia - Pontifícia Universidade Católica

Egressa do grupo PET Psicologia "Subjetividade e Direitos Humanos" da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica)

Integrou o projeto de 2018 - 2020 

Maria Laura Sandoval Lourenço, PET Psicologia - Pontifícia Universidade Católica

Egressa do grupo PET Psicologia "Subjetividade e Direitos Humanos" da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica)

Integrou o projeto de 2019 - 2020 

Publicado
2021-10-31
Seção
Relatos de Educação Tutorial