ENGAJAMENTO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM TEMPO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

  • Sebastião Braz Gomes Logos University Int. (LUI)
  • Roseli Terra Oliveira Costa

Resumo

Este artigo aborda os desafios dos alunos das escolas públicas frente a Pandemia do Coronavírus, que ocasionou um distanciamento físico entre estudantes e professores, restando a participação e realização de estudos e atividades, mediante estudo remoto mediado por tecnologias. Tornou-se um grande desafio às escolas possibilitar tal engajamento. Os empecilhos que impossibilitam tal engajamento e participação dos estudantes emanam de vários fatores, como entenderem o uso das TDIC para fins educacionais/aprendizagem e não como entretenimento; a adaptação ao estudo remoto e ao desconhecimento dos softwares e principalmente, a falta de equipamentos por parte dos estudantes e consequentemente, a não realização das atividades que em tese comprova a participação remota. Utilizando uma abordagem quantitativa a Diretoria de Ensino de São José dos Campos/SP realizou uma pesquisa junto aos gestores das escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo identificando um desafio pontual, que é o engajamento dos alunos às atividades remotas. Os dados da pesquisa apresentam a situação do engajamento dos alunos neste momento pandêmico em que os estudantes estão invisíveis à comunidade escolar.

Publicado
2020-12-18
Seção
Eixo Temático 1 – Múltiplos olhares para a aprendizagem online