CONTANDO COM O CORPO: O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Danieli Siqueira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
  • Janaína Almeida Costa
  • Ana Carolina Faustino
Palavras-chave: Anos Iniciais, PIBID, Educação Matemática.

Resumo

Segundo Brasil (2014), o corpo se constitui como uma fonte de conhecimento matemático nos anos inciais da escolarização. Pautada nesta concepação este trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de ensino e aprendizagem das características do sistema de numeração decimal nos anos iniciais do Ensino Fundamental focando no desenvolvimento de atividades como o ábaco humano, em que as crianças utilizam seu próprio corpo para contar, e como a construção do gráfico de presença. As aulas foram ministradas em uma turma, composta por 30 estudante, do primeiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola estadual no município de Naviraí-MS. A produção dos dados foi realizada por meio de fotos, gravação em vídeo e relatórios das atividades desenvolvidas com as crianças. Durante o desenvolvimento da atividade dois estudantes foram convidados, sendo que um representou a ordem da unidade e outro a dezena, iniciando assim, a chamada em voz alta do nome de cada um dos estudantes que estavam presentes. A cada estudante chamado, a estudante que estava na ordem da unidade levantava um dedo. Ao chegar ao décimo acabaram-se os dedinhos das mãos, sendo assim, eles foram trocados por um dedo do estudante que estava na dezena. O estudante da dezena passou a ter um dedo levantado que representa dez unidades, até chegar ao trigésimo estudante da chamada. No decorrer das atividades foram feitos os seguintes questionamentos : Quantos somos? Quantos vieram? Quantos faltaram? Quantos meninos? Quantas meninas? Como é representado o número de estudantes que estão presentes hoje? Já contamos dez estudantes, se já utilizamos todos os dedinhos da mãozinha dela, o que fazemos agora para continuar contando? Um dedo desta criança que está na dezena, vale quantos dedos da criança que está na unidade? Se mudar as posições dos algarismos o número será maior ou menor? Esse número é par ou ímpar? Qual é o sucessor? Qual é o antecessor? Além disso, a partir do registro da qualtidade de estudantes no gráfico é proporcionado ao estudante a aprendiagem significativa de conhecimentos relacionados ao tratamento da informação. Os resultados deste estudo, indicam que por meio do desenvolvimento do ábaco humano e do gráfico de presença na turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, foi possível trabalhar com os estudantes algumas das características do Sistema de Numeração Decimal. Tais atividades fazem sentido para a criança, e utilizam seu próprio corpo como instrumento de contagem para contar os estudantes presentes na sala de aula. Ao organizar a quantidade de estudantes presentes em cada um dos dias no gráfico de presença, foi possível desenvolver conceitos relacionados ao tratamento de informação de maneira significativa.

Biografia do Autor

Danieli Siqueira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
Estudante da Universidade de Federal do Mato Grosso do Sul 4 semestre.
Janaína Almeida Costa
Estudante da Universidade de Federal do Mato Grosso do Sul 6 semestre.
Ana Carolina Faustino
Professora Adjunta, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Navirái (UFMS/ CPNV). Lider do TAARÕMBY - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade da UFMS /CPNV. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2005), Especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola pela Universidade de São Paulo (2011) e Mestrado em Educação na Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Trabalhou seis anos como professora efetiva da Rede Estadual de Educação de São Paulo, dois anos como professora da Rede Municipal de Educação de São Carlos e atuou como formadora do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), coordenado pela UFSCar/São Carlos. Como parte do doutorado, realizou estágio de doutorado no exterior na Rutgers University - Faculty of Arts and Sciences - Departament of Urban Education, Newark , Estados Unidos. É Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na UNESP de Rio Claro.
 

Referências

Referência:

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

Publicado
2019-09-15