UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA VOLTADA PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: NOVOS SIGNIFICADOS ÀS REGRAS DE SINAIS

  • Danubio Casari Angelico Universidade Federal da Grande Dourados
  • Renata Viviane Raffa Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: números inteiros, regras de sinais, PIBID, negatividade chinesa

Resumo

Neste texto relatamos uma experiência de iniciação à docência voltada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no tocante à construção de novos significados às regras de sinais. No decorrer dos encontros promovidos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, dos licenciandos em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com os alunos de uma Escola Municipal, várias foram as dúvidas diagnosticadas, porém, a dificuldade que mais nos inquietou foi o emprego descontextualizado das regras de sinais.

Percebendo o quão dificultoso era o emprego da regra mencionada anteriormente e tendo em conta a importância da mesma para os avanços nos conhecimentos matemáticos dos alunos, decidimos nos aprofundar neste tema tornando-o foco de estudo. Nessa direção, buscamos por métodos didáticos em que pudéssemos considerar os conhecimentos que os alunos do 7º ano já tinham sobre as regras de sinais, mas que nos fornecessem a base para possibilitar a construção de novos significados a respeito de sua utilização na adição e subtração de inteiros.

Para tanto, apropriamo-nos do método chamado "Fang Cheng" que, segundo NOME (ANO), foi uma maneira que os algebristas chineses encontraram de resolver sistemas de equações lineares matemáticas buscando sempre obter vazios mediantes destruições mútuas de quantidades opostas. Dentro deste método, ainda segundo a autora, os matemáticos Han constroem as regras "Zheng/Fu" que ampliam o leque de possibilidades nas resoluções de problemas algébricos que, até então, não poderiam ser resolvidos ou eram extremamente trabalhosos. Essa forma de pensar possibilitou aos chineses desenvolverem umas das melhores maneiras de compreender a negatividade dos números inteiros, uma vez que lhes permitia associar palitos vermelhos (chamados de Zheng) e palitos pretos (chamados de Fu) com, respectivamente, números positivos e negativos (LIZCANO, 1993).

Todo este embasamento teórico foi apresentado aos licenciando em uma reunião do Pibid ministrada pela coordenadora da área de Matemática do programa. Neste encontro dentre os vários temas abordados da mesma forma que a regra “Zheng/Fu” foi-nos esclarecedora, consideramos que ela poderia expandir os entendimentos dos alunos sobre os números negativos e sobre o emprego das regras de sinais nas somas de números inteiros.

Com base no exposto, desenvolveu-se uma atividade para ser realizada pelos alunos do 7º ano. Iniciamos com a explicação da forma de pensar chinesa e como ela se difere do modo de pensar ocidental. Posteriormente, dividimos os alunos em grupos e distribuímos palitos de duas cores diferentes. A partir deste ponto, focamos na explicação de como os soldados se anulam segundo a filosofia chinesa. Finalizamos a atividade fazendo quatro exemplos que envolviam a manipulação dos “soldados/palitos” de modo a explicar como surgem os resultados nas regras de sinais.

Várias reflexões a respeito da atividade foram inferidas, uma delas foi quanto à dificuldade dos alunos de proceder juntando pares de opostos que se neutralizam. Em vista desta dificuldade, estendemos a atividade e descobrimos que o fato de pedir para os alunos criarem exemplos eles mesmos, onde a autonomia era-lhes conferida desde a escolha dos arranjos de soldados e das baixas que haveriam até a identificação dos soldados restantes e obtenção do resultado final da conta, tornava o entendimento das regras mais claro e com significado.

Publicado
2019-09-15