O CUIDADO COM A SAÚDE: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho é um excerto de uma dissertação de mestrado em andamento. O material de análise que compõe este trabalho é formado pelos livros didáticos de matemática do ensino médio, aprovados no PNLD de 2018. Como pressuposto teórico e metodológico utilizaremos a análise de discurso, inspirada nas teorizações de Michel Foucault. O objetivo deste trabalho é identificar como o tema “cuidado com a saúde” aparece nos livros didáticos de matemática, servindo como justificativa dos(as) autores das obras para contribuir com a constituição da cidadania dos estudantes. Selecionamos imagens dos livros didáticos de matemática que apresentam esse cuidado com a saúde e, com isso, concluímos que o cidadão saudável é aquele que cuida de si por meio de hábitos específicos.
Referências
BALESTRI, Rodrigo. Matemática: interação e tecnologia. 2. ed. São Paulo: Leya, 2016, v1 e v2.
CHAVANTE, Eduardo.; PRESTES, Diego. Quadrante- Matemática. 1.ed. São Paulo: Edições SM, 2016, v1 e v2.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática-Contexto & Aplicações. 3.ed. São Paulo: Ática, 2016. v.1.
FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense – Universitária, 1987.
SOUZA, Joamir Roberto de.; GARCIA, Jacqueline da Silva Riberio. #Contato matemática. 1.ed; São Paulo: FTD, 2016, v1 e v2.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: matemática – guia de livros didáticos – Ensino Médio/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017. 122 p. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/pnld-2018/. Acesso dia 15/05/2018.