O CUIDADO COM A SAÚDE: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

  • Renata Rodrigues Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcio Antonio da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Livro didático de matemática, cidadão saudável, análise de discurso, PNLD 2018.

Resumo

Este trabalho é um excerto de uma dissertação de mestrado em andamento. O material de análise que compõe este trabalho é formado pelos livros didáticos de matemática do ensino médio, aprovados no PNLD de 2018. Como pressuposto teórico e metodológico utilizaremos a análise de discurso, inspirada nas teorizações de Michel Foucault. O objetivo deste trabalho é identificar como o tema “cuidado com a saúde” aparece nos livros didáticos de matemática, servindo como justificativa dos(as) autores das obras para contribuir com a constituição da cidadania dos estudantes. Selecionamos imagens dos livros didáticos de matemática que apresentam esse cuidado com a saúde e, com isso, concluímos que o cidadão saudável é aquele que cuida de si por meio de hábitos específicos.

Biografia do Autor

Marcio Antonio da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Pós-doutorado pelo Departamento de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Estocolmo (Suécia). Doutorado e Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, lotado no Instituto de Matemática e atuando Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Trabalhou durante doze anos como professor de Matemática em escolas da cidade de São Paulo, tanto nos anos finais do ensino fundamental, quanto no ensino médio. É editor da Revista Perspectivas da Educação Matemática (ISSN 2359-2842), desde janeiro de 2014. Coordena o projeto de pesquisa intitulado "Redes discursivas construídas em livros didáticos de Matemática do ensino médio", financiado pelo CNPq. Desenvolve pesquisas ligadas aos currículos de matemática da educação básica, principalmente para analisar como ocorre a construção de redes discursivas nos livros didáticos de Matemática do ensino médio. Foi membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Gestão 2013-2016), Presidente da Comissão Científica do XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, realizado em São Paulo, em 2016, coordenador dos Grupos de Trabalho "Educação Matemática no Ensino Médio" e "Currículo e Educação Matemática" da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), de 2012 a 2018. É líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática (GPCEM).

Referências

BALESTRI, Rodrigo. Matemática: interação e tecnologia. 2. ed. São Paulo: Leya, 2016, v1 e v2.

CHAVANTE, Eduardo.; PRESTES, Diego. Quadrante- Matemática. 1.ed. São Paulo: Edições SM, 2016, v1 e v2.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática-Contexto & Aplicações. 3.ed. São Paulo: Ática, 2016. v.1.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense – Universitária, 1987.

SOUZA, Joamir Roberto de.; GARCIA, Jacqueline da Silva Riberio. #Contato matemática. 1.ed; São Paulo: FTD, 2016, v1 e v2.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: matemática – guia de livros didáticos – Ensino Médio/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017. 122 p. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/pnld-2018/. Acesso dia 15/05/2018.

Publicado
2019-09-15