O ENSINO DA ÁLGEBRA TENDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO FERRAMENTA

  • Lima Lima Lima da Silva Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Ensino, Álgebra, Situações Problemas.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal explorar o ensino da disciplina de matemática, e para tanto, voltou seu foco para a proposta de resolução de problemas no que se refere ao ensino da álgebra. A pesquisa seguiu os moldes da investigação bibliográfica, sendo assim, se valeu de outros teóricos para fundamentar o estudo em questão. A teoria de resolução de problemas idealizada e formaliza por Polya foi muito utilizada ao longo desse estudo, mas também teóricos pertencentes à linha de educação matemática, que possuem um olhar mais voltado para o ensino. Como resultado desse estudo, espera-se que o mesmo venha contribuir com a formação dos professores de matemática que estão galgando seus primeiros passos, e que a teoria de resolução de problemas possa fazer parte de seu fazer pedagógico. Diante da reflexão apresentada nessa pesquisa, observa-se que esse tema deveria estar mais presente na formação dos professores de matemática. No tocante ao ensino da álgebra a proposta de resolução de problemas se enquadra perfeitamente, visto que dá significado as letras.

Biografia do Autor

Lima Lima Lima da Silva, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul
Sou formada em Matemática pela UFMS, fiz mestrado em educação.

Referências

AEBLI, H. Prática de Ensino. 11ed. São Paulo: EDUSP, 1982.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental e Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROUSSEAU, G. Fondements et Méthodes de La Didactique des Mathématiques. V. 7, nº 2, 1986.

FREITAS, J. L. M. Formas de pensar e fazer educação matemática: experiências de parceria. Campo Grande, MS: Ed. UNIDERP, 2008.

PEREIRA. C. A. E. O ensino da álgebra na educação básica e a formação dos professores. Caderno Cedes. v. 28, n. 74, p. 57-73, jan. / abr. 2002.

2

POLYA, G. (1977). A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência. 1977.

POZO, Juan Ignacio (Org.) A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VAN DE WALL, G. G. B. A metodologia da resolução de problemas e o ensino da álgebra no nono ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática), Pontifícia Universidade Católica de Santa Maria, RS, 2009.

Publicado
2019-09-15