PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ARTICULANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS E SALA DE AULA

  • Vanuza Camargo Durães Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Aparecida Santana de Souza Chiari INMA/UFMS
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, Resolução de Problemas, Criatividade

Resumo

A sociedade atualmente está muito acostumada com o uso da tecnologia. Em particular, nos últimos anos a aquisição de aparelhos móveis aumentou esse uso. Pensando nas novas formas de se relacionar, pensar e agir com as tecnologias, por que não as envolver na educação, em especial na Educação Matemática? Nesse âmbito, vamos realizar uma abordagem quanto ao uso de smartphones[1] em relação a Histórias em Quadrinhos (HQ). Neste estudo usamos a Teoria da Atividade como referencial teórico e a abordagem qualitativa de pesquisa. 


[1] Usamos esse termo para dar a entender ao leitor que usaremos funcionalidades as quais alguns modelos celulares não têm, como exemplo mencionamos o acesso à internet.

Biografia do Autor

Vanuza Camargo Durães, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestranda em Educação Matemática pela mesma Universidade. TCC - "Diversos tipos de texto matemático" - aprovado com louvor. Projeto de Pequisa do Mestrado - "Produção de histórias em quadrinhos: articulando tecnologias digitais e sala de aula" Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Atuou como professora no Ensino Fundamental II.

Referências

BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2013.

SOUTO, Daise Lago Pereira. Transformações expansivas em um curso de Educação Matemática a distância online. 2013. 281 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós - Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2013. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/teses/souto_dlp_dr_rcla.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2019.

Publicado
2019-09-15