PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: ARTICULANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS E SALA DE AULA
Resumo
A sociedade atualmente está muito acostumada com o uso da tecnologia. Em particular, nos últimos anos a aquisição de aparelhos móveis aumentou esse uso. Pensando nas novas formas de se relacionar, pensar e agir com as tecnologias, por que não as envolver na educação, em especial na Educação Matemática? Nesse âmbito, vamos realizar uma abordagem quanto ao uso de smartphones[1] em relação a Histórias em Quadrinhos (HQ). Neste estudo usamos a Teoria da Atividade como referencial teórico e a abordagem qualitativa de pesquisa.
[1] Usamos esse termo para dar a entender ao leitor que usaremos funcionalidades as quais alguns modelos celulares não têm, como exemplo mencionamos o acesso à internet.
Referências
BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2013.
SOUTO, Daise Lago Pereira. Transformações expansivas em um curso de Educação Matemática a distância online. 2013. 281 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós - Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2013. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/teses/souto_dlp_dr_rcla.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2019.