Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

FUNDECT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.


Histórico do periódico

O primeiro SESEMAT foi realizado em 2007, teve como principal objetivo dar início as atividades do Curso de Mestrado em Educação Matemática. Embora esse fosse o objetivo primeiro do evento, percebeu-se o interesse de pesquisadores da região em participar do Seminário, pois o mesmo seria um meio de divulgação das pesquisas em andamento e concluídas no Estado de Mato Grosso do Sul. Sendo assim, criaram-se expectativas para a segundo edição do evento em 2008.

Dessa forma, em 2008, a realização do II SESEMAT contou com a participação dos alunos da Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, assim como de pesquisadores de outras Instituições da região. Novamente, o evento superou as expectativas quanto ao número de participantes e foi recomendado pelos mesmos para a realização no próximo ano.

Em 2009, o III SESEMAT foi organizado e executado pelos acadêmicos do Curso de Mestrado em Educação Matemática da UFMS, sob a coordenação dos professores do PPGEduMat. Tal fato revela o interesse e comprometimento de jovens pesquisadores por essa área. Considerando o maior número de membros na comissão organizadora, o evento teve, pela primeira vez, a confecção dos anais, com número de ISSN, para a publicação das comunicações orais. Além disso, a participação de pesquisadores de outros estados confirmou, uma vez mais, a importância do evento para a região e, em especial, para a área de Educação Matemática.

Em 2010, novamente com a participação dos mestrandos da PPGEduMat, e, em especial, com o apoio financeiro concedido pela FUNDECT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciências e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul houve a realização do IV SESEMAT. Neste ano, devido à parceria da referida instituição, foi possível realizar a impressão de cadernos de resumos, a edição dos anais e, principalmente, a ampliação do número de palestrantes externos a Instituição.

Em 2011, a realização do V SESEMAT superou as expectativas e a participação dos acadêmicos do Curso de Mestrado em Educação Matemática da UFMS, juntamente com o apoio dos professores do PPGEduMat. No entanto, este ano infelizmente não foi possível o apoio financeiro da FUNDECT-Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciências e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.

Em 2012, volta o apoio financeiro concedido pela FUNDECT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciências e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, e a realização do VI SESEMAT, sob a direção dos professores do PPGEduMat juntamente com os acadêmicos do Curso de Mestrado em Educação Matemática da UFMS, acontece com um expressivo aumento de participantes e de trabalhos apresentados.

Em 2013, a realização do VII SESEMAT superou novamente as expectativas com a participação dos acadêmicos do Curso de Mestrado em Educação Matemática da UFMS, juntamente com o apoio dos professores do PPGEduMat. Neste ano, infelizmente, não foi possível o apoio financeiro da FUNDECT - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciências e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul. No entanto, tivemos o apoio do Sr. Maurício Picarelli, Cabo Almi e das Editoras FTD e Saraiva. Neste ano, além das Comunicações Orais, dos Pôsteres e das Conferências de Abertura e Encerramento, realizou-se uma Mesa Redonda com o tema "Educação Matemática: formação e prática", com a participação de renomadas pesquisadoras. Continuamos com a crescente participação de educadores da rede pública e privada,  bem como de pesquisadores na área. Além disso, retomamos a apresentação de trabalhos em ambiente único, possibilitando o debate e a participação de todos.

Em 2015 o Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT) foi um evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (PPGEduMat).